jornal-campista-1-1536x688

Wladimir e Ceciliano assinam termo para reforma de prédio histórico de Campos

O termo será assinado durante a comemoração dos 21 anos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que acontece às 18h, no Palácio da Cultura

Foto: Divulgação.

wladimir-ceciliano-640x439

O prefeito de Campos Wladimir Garotinho e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), André Ceciliano assinam em Campos o termo de Termo de Cooperação Técnica para reforma e restauração de prédio histórico. O termo será assinado durante a comemoração dos 21 anos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que acontece às 18h, no Palácio da Cultura.

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), através da verba de R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), repassada diretamente à Universidade, visa garantir recursos para a restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo.

O projeto de lei para a restauração, de coautoria do deputado estadual Bruno Dauaire, foi aprovado por unanimidade na Alerj, em dezembro do ano passado, ressaltando a importância da revitalização do equipamento histórico e cultural de Campos.

“Com certeza é uma conquista histórica para toda a região. Um acervo que precisa ser digitalizado, é um prédio que precisa de reforma e graças ao empenho e sensibilidade do presidente da Alerj, junto com os demais deputados, conseguimos destinar recursos para a recuperação deste instrumento cultural, com o apoio da Assembleia Legislativa. Parabenizo também o prefeito Wladimir, que foi incansável na busca por essa verba”, disse o deputado Bruno Dauaire.

O prefeito Wladimir Garotinho publicou um vídeo em suas redes sociais para dar a notícia e comemorou a conquista para a cidade. “É um ganho extraordinário, maravilhoso, para a cultura e também para a valorização do patrimônio histórico da nossa cidade”.

Em janeiro deste ano, a Alerj repassou o recurso no valor de R$ 20 milhões à Uenf, que será responsável pela execução do projeto de reforma e restauração do prédio que abriga o Arquivo Público Municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Palácio da Cultura – Ainda na programação pelos 21 anos do Arquivo Público, às 18, será ministrada palestra da professora Cláudia Atallah (UFF/Uerj), com o tema “Demarcação dos territórios de poder no pós independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho”. Já às 20h, haverá recital “Scherzo Quartet”, aberto ao público.

Relacionados