jornal-campista-1-1536x688

Estratégias são traçadas para qualificar os profissionais na área da saúde

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, se reuniu, nesta quinta-feira (19), com representes de outros municípios da Região Norte Fluminense

Foto: Divulgação.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (19), com representantes da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço Estadual (CIES-RJ), da Região Norte Fluminense, para traçar ações relativas à educação na saúde. O encontro aconteceu na sede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos), que funciona no Centro de Saúde, prédio anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde.

Hirano considerou o encontro produtivo e adiantou que algumas ações, como treinamentos necessários na qualificação das pessoas que trabalham à frente na área da saúde, já foram deliberadas.

“O importante é cada vez mais fortalecer a região (Norte Fluminense) na assistência à saúde. Então a gente trabalhou o raciocínio desde a Atenção Primária (Atenção Básica), que vai dos agentes comunitários aos grupos das Estratégias de Saúde da Família (ESF), até a questão da rede de urgência e emergência em que você trata dos pacientes com maior complexidade”, comentou o médico informando que essas ações serão desenvolvidas de forma regional.

Outro que avaliou o encontro como positivo foi o representante responsável pela Educação e Saúde de Campos, Jetro Pereira. “Estamos compartilhando aqui as experiências desse processo de contratação de andamento das capacitações e espero que a gente consiga desenvolver todas essas capacitações ainda este ano. Tivemos a presença do doutor Paulo Hirano que trouxe demandas específicas e, pelo que foi discutido, são carências que envolvem todos os municípios da região e que serão levadas ao Estado, para buscar o auxílio necessário”.

Também participaram do encontro os representantes de educação e saúde dos municípios de Conceição de Macabu (Denise dos Santos); Carapebus (Sandra Alves de Souza); Quissamã (Araquem Avenia) e São Francisco de Itabapoana (Dayana Albernaz Lemos).

Relacionados