Veja vídeo ao final das informações – Populares encontraram uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana (SFI), na quarta-feira (13), e acionaram a Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O animal estava morto e em adiantado estado de decomposição.(leia mais abaixo)
“Os agentes da GAM, com o apoio da Emtransfi (Empresa Municipal de Trânsito) e da Defesa Civil Municipal, estiveram no local. Acionamos o CTA-Serviços em Meio Ambiente, que recolheu a tartaruga para a realização de estudos”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acrescentando:(leia mais abaixo)
“A equipe do CTA informou que o animal estava na fase adulta e que devido ao período de desova das tartarugas, que vai de setembro a março, se encontrava no litoral do município para a postura de ovos. Gostaria de reforçar que o telefone da GAM para solicitar captura de animais silvestres em SFI é o (22) 9.8161-6713. O serviço funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana”.(leia mais abaixo)
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil a tartaruga-cabeçuda está classificada com status de ameaça em situação de perigo. A espécie pode atingir tamanho de até 1,36m de comprimento curvilíneo de carapaça e peso de 180kg, com tempo de vida médio na natureza superior a 50 anos.(leia mais abaixo)
No país, as áreas prioritárias de desova estão localizadas nos litorais norte do Rio de Janeiro, como é o caso de SFI, e dos estados do Espírito Santo e Bahia, e ao longo do litoral de Sergipe. VEJA VÍDEO ABAIXO.
https://youtu.be/Rm_xTGHtqAU