SOS Coração: ‘Setembro Vermelho’ reforça a importância de cuidar da saúde cardiovascular

Desde a sua implantação, em fevereiro do ano passado, o “SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar das Pessoas”, já contabiliza 352 vidas salvas

Foto: Divulgação.

Cuidar do coração é essencial, e o “Setembro Vermelho” veio com o intuito de conscientizar sobre a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Dentre as principais medidas estão adotar hábitos saudáveis e realizar check-ups cardiológicos regularmente. O ponto alto da campanha, idealizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é o dia 29 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Coração.(Leia mais abaixo)

 

‌Em Campos, por meio do programa “SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar das Pessoas”, a equipe de hemodinâmica nos hospitais de referência cardiológica se empenha para salvar a vida do paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) nas duas primeiras horas, após o aparecimento dos sintomas. Desde a sua implantação, em fevereiro do ano passado, o programa já contabiliza 352 vidas salvas.(Leia mais abaixo)

 

O cardiologista intensivista Halim Abdu Neme Makhluf, que atua na Santa Casa de Misericórdia de Campos, enfatiza a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, destacando que evitar problemas é fundamental para não precisar de atendimento de emergência. A prática diária de atividade física, consultas regulares com cardiologistas e exames como ecocardiograma são recomendados para monitorar a saúde do coração e prevenir o rompimento de placas de gordura.(Leia mais abaixo)

 

‌Halim reitera que o programa “SOS Coração” busca reduzir a mortalidade por infarto no Brasil, que é uma das principais causas de morte, salientando a importância de tratar o infarto agudo em vez de suas complicações. “A prevenção de doenças cardiovasculares é fundamental para evitar problemas graves, como infartos. Algumas medidas essenciais incluem atividade física; acompanhamento médico, com consultas regulares com um cardiologista; controle da pressão arterial; alimentar-se bem e de forma saudável. Essas ações não só ajudam a evitar infartos, mas também promovem uma melhor qualidade de vida da população”, pontuou.(Leia mais abaixo)

 

‌VIDAS SALVAS – A comerciária Rosilane Gomes de Souza, de 59 anos, narrou sua experiência de infarto que teve em 1º de abril do ano passado. Após sentir dor no braço, ela reconheceu os sintomas e pediu ajuda a uma amiga e ao filho. Foi levada ao Hospital Ferreira Machado, onde teve várias paradas cardíacas, mas foi reanimada com sucesso. A paciente, então, foi transferida para a Santa Casa, onde foi prontamente atendida pela equipe do SOS Coração.(Leia mais abaixo)

 

‌“Sou muito grata pelo serviço SOS Coração. Fui muito bem atendida e salva pela equipe médica do programa. Fiquei internada por mais de 20 dias e essa experiência me fez valorizar ainda mais minha saúde e atividade física”, relatou.(Leia mais abaixo)

 

‌SOS CORAÇÃO – O projeto é uma parceria do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Governo do Estado. O “SOS Coração” foi lançado oficialmente em 28 de fevereiro do ano passado.(Leia mais abaixo)

 

‌O pioneirismo do programa fez com que Campos conquistasse o terceiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aconteceu em 25 de abril na sede da Fiocruz, na capital fluminense.(Leia mais abaixo)

 

PORTA DE ENTRADA – Aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deve buscar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24 horas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra, Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis. Havendo necessidade, o paciente será transferido para a Santa Casa de Misericórdia ou para o Hospital Escola Álvaro Alvim para os devidos procedimentos e tratamentos.

 

Relacionados