Para marcar o Dia do Pescador, comemorado nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca se uniu à Secretaria de Saúde e, juntas, promoverão a ação “Pela Saúde do Pescador”, uma manhã com atendimentos dermatológicos e oftalmológicos. A ação acontece das 7h30 às 13h, na Colônia de Pesca Z-19, em Farol de São Tomé. Também em função da data, a Agricultura, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou o curso Navegabilidade com Segurança para pescadores da praia campista. (leia mais abaixo)
Nesta quinta-feira, equipes vão atender pescadores e seus familiares e o foco da Saúde será na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. De acordo com o diretor de Pesca, Eduardo Alves, cerca de 1.980 pescadores estão cadastrados na Secretaria de Agricultura.(leia mais abaixo)
“Temos a Colônia de Z-19 em Farol de São Tomé e quatro Associações de Pesca de Água Doce: Ponta Grossa dos Fidalgos, Ilha Grande-Rio Paraíba do Sul, Parque Prazeres e Mundéus. Essa ação em parceria com a Secretaria de Saúde é importante para esses profissionais, porque o trabalho dos pescadores é desenvolvido em longos períodos de exposição ao sol, o que pode acarretar problemas oftalmológicos e dermatológicos e até o câncer de pele. Então, toda orientação para prevenção e cuidado de doenças relacionadas é importante para eles”, falou o diretor.(leia mais abaixo)
SEGURANÇA NO MAR – De acordo com o Diretor de Pesca, 30 pescadores de Farol participaram, na última semana, do curso ministrado pela Marinha do Brasil “Navegabilidade com Segurança. Eduardo Alves e representantes da Capitania dos Portos fizeram a entrega dos certificados do curso esta semana.