Agricultura com três frentes do Estradas do Produtor: Dores, Ibitióca e Serrinha

Os trabalhos estão sendo feitos nas estradas Ribeiro Comprido, em Ibitióca; Santa Cecília, em Serrinha; Rio da Prata Velha e outras menores, em Dores; e, na Mata da Canoa, na região do Carvão, mais próxima à área urbana

Foto: Divulgação.

Três patrulhas rurais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca estão atuando em Dores de Macabu, Ibitióca e Serrinha, recuperando vicinais de leito natural (estradas de chão). “São vicinais que ficaram abandonadas por muitos anos e que são muito importantes para assegurar a mobilidade da população do campo e o escoamento da produção agrícola. E, para isso, equipes da Diretoria de Infraestrutura Rural estão fazendo a recuperação também de estradas menores e servidões”, diz o secretário Almy Júnior.(leia mais abaixo)

 

Na região, os trabalhos estão sendo feitos nas estradas Ribeiro Comprido, em Ibitióca; Santa Cecília, em Serrinha; Rio da Prata Velha e outras menores, em Dores; e, ainda, na Mata da Canoa, na região do Carvão, mais próxima à área urbana. O diretor de Infraestrutura Rural, Robson Vieira, disse o trabalho, nos distritos, prevê o rebaixamento e nivelamento do leito das estradas municipais; alargamento, remoção de vegetação e de material já deteriorado em alguns trechos; além da construção de calhas laterais para drenagem de águas pluviais. O pavimento será feito com fresa de asfalto ou bica corrida.(leia mais abaixo)

 

IBITIÓCA E CARVÃO – “Na Estrada de Ribeiro Comprido, com a conclusão dos serviços nesta terça-feira (27), recuperamos aproximadamente 14,5km da vicinal, que é importante para o escoamento da produção leiteira e de gado de corte, principalmente. A patrulha de lá foi para a Estrada da Mata da Canoa, que tem cerca de 3,5km da Estrada dos Ceramistas, no Carvão, até perto das casinhas da Chatuba. Por lá também tem escoamento de leite e milho e da produção de soja, além de turismo rural, porque tem pista de laço e outras atrações”, falou Robson.(leia mais abaixo)

 

SERRINHA – Em Serrinha, os trabalhos continuam na Estrada de Santa Cecília, que tem 10.8km de extensão e faz a ligação do distrito da região Sul à localidade de Macabuzinho. “Essa estrada deve ter mais de 20 anos sem receber melhorias e por ela escoa uma produção grande de leite e gado de corte e outros alimentos como aipim e quiabo. Com as chuvas do final do ano, a vicinal ficou com três pontos de obstrução, trechos que cederam. Tivemos de fazer o aterro e repor manilhas. Colocamos manilhas em um ponto e, ainda esta semana, vamos concluir a colocação de manilhas e o aterramento nos outros dois pontos”, acrescentou o diretor.(leia mais abaixo)

 

DORES DE MACABU – De acordo com o diretor, somente em Dores de Macabu, este ano, já foram recuperados mais de 30km de estradas municipais. “Estamos com uma patrulha rural no distrito e atuamos nas estradas da Pedra Negra e do Rio da Prata Velha, agora com os trabalhos acontecendo na estrada da Canoa e em estradas menores e servidões. Importante é ver que a população está recebendo muito bem os trabalhos e os produtores elogiam a atenção do governo, porque algumas propriedades pareciam até abandonadas, com o acesso sendo feito somente a pé, de bicicleta, moto ou cavalo. Quando a estrada é recuperada e recuperamos também esses acessos, veículos maiores acessam as propriedades, facilitando o escoamento da produção”, detalhou o diretor de Infraestrutura Rural. (leia mais abaixo)

 

“É muito importante a restauração dessa estrada para a agropecuária, para a lavoura branca, porque temos aqui cultivo de aipim e milho. Estrada boa é fundamental para a gente escoar a produção e para todo mundo que mora e vive na área rural. A gente está muito agradecido ao Prefeito Wladimir Garotinho e à secretaria de Agricultura por dar essa atenção à gente”, declarou o produtor rural Carlos Alberto Ferreira Farias sobre a recuperação da Estrada de Santa Cecília, em Serrinha.

Relacionados