A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pretende transformar Campos em um Centro de Referência em Urologia, com a oferta de consultas, cirurgias eletivas, dentre outros procedimentos, de forma contínua, em três hospitais contratualizados do município. A partir de segunda-feira (10), os serviços, antes disponibilizados no Mutirão de Urologia, realizado no ano passado na quarta etapa do Mutirão da Saúde, passarão a ser ofertados no Hospital Plantadores de Cana (HPC), Beneficência Portuguesa e Santa Casa de Misericórdia. (leia mais abaixo)
A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), da secretaria de Saúde, Bruna Araújo, explicou que os hospitais servirão de retaguarda para o Hospital Geral de Guarus (HGG), que atende pacientes portadores de doenças do sistema urológico. “A urologia é uma área da saúde bem sensível não só para Campos, mas para todo o Estado do Rio, devido à grande demanda”, disse Bruna, ressaltando que a implantação dos serviços nos hospitais representa mais um avanço na assistência. (leia mais abaixo)
Para ter acesso aos serviços, a pessoa deve se dirigir ao Núcleo de Controle e Avaliação, situado à Rua Voluntários da Pátria, no Centro, portando encaminhamento médico e os exames já realizados, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documentos pessoais. “Iremos agendar a consulta para que essa pessoa passe pela avaliação do médico, que é quem vai dizer se tem indicação cirúrgica ou tratamento clínico”.(leia mais abaixo)
O coordenador do Serviço de Urologia do HGG e da Santa Casa, Felipe Dias, ressaltou a importância dos serviços serem disponibilizados de forma contínua. “O paciente que passar por uma cirurgia de emergência no HGG, por exemplo, dará continuidade ao tratamento em um dos hospitais contratualizados e, com isso, terá sua situação resolvida o quanto antes. Podemos dizer que o Mutirão de Urologia evoluiu para esse fluxo contínuo, que só trará benefícios”, afirmou.