jornal-campista-1-1536x688

Campos e SJB entre os 10 municípios que mais geram empregos no Estado

Economia regional em alta, de acordo com levantamento feito pela Firjan

Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio – Os prefeitos Wladimir Garotinho e Carla Caputi têm motivos de sobra para comemorar um início de 2023 com a economia dos municípios que governam em alta. Campos, São João da Barra estão entre os 10 municípios fluminenses que mais abriram postos de  trabalho nos primeiros meses de 2023. Macaé também aparece entre os 10.  O levantamento foi feito pela Firjan por meio da plataforma Retratos Regionais. Considerando toda a região, a Indústria foi o setor que mais gerou empregos (+1.361).  No estado do Rio, foram 14.676 vagasabertas com carteira assinada – primeiro saldo positivo no ano no Estado, após dois meses de queda. (leia mais abaixo)

O menor município entre os 10 que mais geraram emprego, São João da Barra, com cerca de 36 mil habitantes segundo o IBGE, abriu 538 novas vagas. A maior parte na Indústria (+366), também puxada pelo segmento de Construção (+334). Já entre as atividades, o destaque foi em “Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações” (+292). (leia mais abaixo)

Já Campos acompanhou a trajetória estadual, recuperando-se em fevereiro após o decréscimo de início de ano – provocado pelo encerramento de contratos temporários, segundo especialistas da federação. Foram 234 empregos gerados em fevereiro, a maior parte em Serviços (+328). Também como na média do estado, o segmento de Educação foi o maior empregador (+167). (leia mais abaixo)

Estado volta ter saldo positivo após dois meses

No estado do Rio, foram 14.676 vagas abertas. O desempenho foi puxado pelo setor de Serviços (+15.365), principalmente no segmento de Educação, em linha com o movimento de volta às aulas. O setor industrial (+2.665) – que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública – aparece em seguida, impulsionado pela Construção Civil. Por outro lado, Agropecuária (-124) e Comércio (-3.230) continuam mostrando redução de vagas no mês. (leia mais abaixo)

A maior parte dos municípios fluminenses geraram vagas em fevereiro: 52 das 92 cidades, com destaque para a Capital (+8.005), que também teve o segmento de Educação como maior contratante. Na análise por porte, as micro e pequenas empresas (+14.932) foram as responsáveis pelo resultado positivo nas contratações do estado. Já as médias e grandes empresas indicaram relativa estabilidade, registrando apenas seis demissões em fevereiro.

 

Relacionados