No decorrer desta semana, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) realizou uma série de vistorias em supermercados, agências bancárias e nos Correios. Os estabelecimentos receberam o prazo de 24h para se adequarem à legislação vigente e 48h para responderem os questionamentos do órgão.(leia mais abaixo)
Na área central do município, três dos principais supermercados foram visitados. Além disso, um estabelecimento deste ramo foi visitado na localidade de Estreito. A ação aconteceu após denúncias de consumidores.(leia mais abaixo)
Entre as irregularidades encontradas estão mercadorias vencidas em exposição, produtos mal acondicionados, como em freezers enferrujados, preços diferentes para um mesmo produto e a inexistência de caixa prioritário, conforme prevê legislação vigente.(leia mais abaixo)
— Em alguns aspectos, os responsáveis pelos locais corrigiram os erros prontamente. Em outros, se comprometeram a se adequar ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor. Nós continuaremos realizando vistorias periódicas para garantir que os deveres dos estabelecimentos sejam seguidos — pontuou a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha.(leia mais abaixo)
Nas agências bancárias do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, o Procon-SFI buscou medidas para solucionar as inúmeras queixas sobre falta de cédulas e tempo de espera superior ao permitido pela lei, o que também foi questionado nos Correios. Neste local, Gilda abordou ainda denúncias de falta de cordialidade dos funcionários com clientes e atrasos constantes na entrega de mercadorias.(leia mais abaixo)
Para realizar uma denúncia no Procon-SFI, o morador deve comparecer na sede do órgão, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, bem em frente à sede da prefeitura. O expediente é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. O telefone oficial do PROCON é (22) 997978909. É possível entrar em contato também pelo “e-mail”: [email protected].