O Projeto Guarda na Praça proporcionou aos moradores da região do Flamboyant, uma manhã de descontração e interação com a Guarda Civil Municipal. O objetivo do projeto é apresentar à população um pouco dos trabalhos da instituição através de atividades educativas, recreativas, de lazer e cultura.
Durante a ação, as famílias que foram à Praça do Flamboyant, tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de Show Dog com o cão K9 Zeus, do Grupamento de Operações com Cães (GOC). O Grupamento de Ronda Escolar (GRE) realizou pinturas faciais nas crianças que ainda puderam participar do momento de contação de histórias. A música ficou por conta da Banda da Guarda Civil Municipal. Houve distribuição de pipoca e algodão doce, além de jogos e brincadeiras.
O comandante da GCM de Campos, Wellington Levino, explica que Guarda na Praça é um projeto que visa mostrar os projetos, trabalhos e ações da corporação para a cidade. “Queremos nos aproximar cada dia mais a comunidade, principalmente das nossas crianças com a Ronda Escolar, o Show Dog e mostrando as viaturas. Mostrando o que a Guarda pode estar proporcionando para a nossa sociedade. A Guarda Municipal visa fazer um policiamento de proximidade comunitário, onde de fato traz segurança para a nossa sociedade local e não só a presença física no combate do dia a dia, mas também mostrando que estamos prontos e somos amigos e companheiros da sociedade campista”.
A Guarda Wiara Leandro, assistente técnica de trânsito, fala da proximidade com a população, em especial as crianças. “As crianças precisam passar por essa experiência, pois é um momento de lazer, diversão, momento de interagir, de estar ouvindo histórias, marcando esse início de férias.
O professor Munir de Sá Mussa considera o evento de grande importância para a população. “O evento é importante para que toda população utilize o espaço público e tenha interação e mais proximidade com a guarda municipal. As dinâmicas que estão trazendo são boas e o fato de ir em todas as praças é importante para atender a todos. Dessa forma a população vai conhecer um pouco mais das atividades da guarda e criar um laço”.