A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca participa da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2022, que começou em 1º de novembro e segue até dia 30 deste mês. Em Campos, a secretária vai vacinar, gratuitamente, o rebanho bovino de pequenos produtores que possuem até 40 cabeças de gado, conforme relação de dos produtores cadastrados na Defesa Agropecuária Estadual. (leia mais abaixo)
De acordo com calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em novembro, no estado do Rio de Janeiro, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Em Campos, a estimativa é a Prefeitura promova a imunização da doença em de cerca de 5 mil animais, segundo informação do médico veterinário da secretaria, Ramiro Élvio de Souza. (leia mais abaixo)
O secretário de Agricultura, Almy Júnior, explica que a campanha contra a febre aftosa acontece, no estado do Rio, em maio e novembro e independe da participação da Prefeitura, com os pecuaristas promovendo a vacinação de seus rebanhos. (leia mais abaixo)
“A Prefeitura de Campos participa da campanha auxiliando pequenos produtores, que têm até 40 cabeças de gado e não tem condições de comprar as vacinas. Esses produtores precisam ter o rebanho registrado na Defesa Agropecuária Estadual. A secretaria conta com agentes de saúde animal que atuam no município inteiro, como Santa Maria, Santo Eduardo, Morro do Coco, Vila Nova, Conselheiro Josino, Zumbi dos Palmares, Cambaíba, Baixada Campista, Dores, Região do Imbé e outros distritos e localidades. Eles fazem a vacinação para esses produtores e essa assistência que o município presta é uma forma do município proteger o rebanho, ajudar os pequenos agricultores e, consequentemente, promover saúde pública”, do Almy.