jornal-campista-1-1536x688

Prefeitura avança na reforma e reabertura das UBSs

Para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado perto de suas casas, o governo Wladimir Garotinho já reabriu e reinaugurou mais de 20 unidades

Foto: César Ferreira.

Desde o início da gestão, o governo Wladimir Garotinho desencadeou uma série de obras de reforma e ampliação dos espaços de atendimento à Saúde. Para garantir que a população tenha um tratamento adequado e humanizado perto de suas casas, a Prefeitura já reabriu 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reinaugurou outras três, após reforma das mesmas. A atual gestão encontrou 46 unidades de saúde fechadas pelo governo passado. (leia mais abaixo)

Já foram reabertas as UBSF São Sebastião, UBSF Lagoa de Cima, UBSF Santa Rosa, UBSF Dores de Macabu, UBSF Vila Nova, UBSF Jamil Ábido, UBSF Carvão, UBSF Eldorado, UBSF Parque Aurora, UBS São Martinho, UBS Campelo, UBSF Pernambuca, UBSF Lagamar/Farol de São Tomé, UBSF Três Vendas, UBS Palmares, UBS Quilombo, UBS Baleeira e UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto. (leia mais abaixo)

A UBSF do Eldorado, Farol e Baleeira não chegaram a ser fechadas. Elas foram reinauguradas após ampla reforma. Também foi devolvida à população a Policlínica do Servidor e inauguradas a Policlínica da Terceira Idade e o Posto de Saúde do Mercado Municipal, que se tornou um polo avançado do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), além do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. Já o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) ganhou um mamógrafo novo. (leia mais abaixo)

O município passou a contar ainda com duas unidades pediátricas de urgência e emergência 24h, que são a Clínica da Criança, em Guarus, e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Nas duas unidades são atendidas crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. (leia mais abaixo)

Já no dia 06 de setembro deste ano, a Prefeitura e o Governo do Estado inauguraram a Nova Emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG). Além da estrutura de ponta, a unidade possui equipamentos de última geração, que permitem oferecer um atendimento resolutivo. (leia mais abaixo)

MAIS TRÊS UBSs EM REFORMA – Em breve, outras três UBSs serão reabertas pelo governo, após a retomada das obras pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O diretor de Obras e Infraestrutura, José Fernando Guedes Moço, disse que, duas delas, a UBS do Parque Visconde do Rio Branco e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Tapera, estão sendo praticamente construídas. Outra unidade que também teve a construção retomada no mês de agosto foi a do Turfe Clube. A previsão é de que a UBS do Turfe fique pronta em dois meses. (leia mais abaixo)

“Por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, fizemos uma nova licitação para retomar as obras. As unidades começaram a ser construídas no final do governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, mas os serviços ficaram paralisados durante o governo passado”, afirmou José Fernando. (leia mais abaixo)

Ele disse ainda que as obras da UBS do Parque Visconde do Rio Branco estão em fase final de acabamento. A previsão, segundo José Fernando, é de conclusão em outubro deste ano. As obras tiveram início em abril. São mais de 15 salas para prestação de diversos serviços à população. (leia mais abaixo)

Já a retomada da obra da UBSF da Tapera ocorreu em dezembro do ano passado. No dia 03 de março deste ano, o prefeito fez uma vistoria no local. “Eu sempre digo que a prioridade do governo é cuidar das pessoas e, por isso, vamos concluir a obra desse posto, porque a comunidade merece”, disse o prefeito. (leia mais abaixo)

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que as obras integram o pacote de melhorias que o prefeito elaborou junto à equipe. “Estamos construindo, reformando e colocando as UBSs em condições de oferecer um atendimento de excelência para a população. Será um reforço a mais para a saúde do município”, explicou Hirano. (leia mais abaixo)

Quando estiver pronta, a unidade da Tapera vai desafogar o atendimento naquela região, que atualmente é feito na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí e na UBSF de Lagoa de Cima. As obras começaram em janeiro deste ano, com previsão de entrega ainda em 2022.

Relacionados