O Condomínio Recanto das Lagoas, na Tapera 1, recebeu neste sábado (11), a 1 edição do Morar com Saúde de 2023 e, mais uma vez, o trabalho da atual gestão foi reconhecido pela população. O programa, lançado oficialmente em maio de 2022, tem como objetivo levar os serviços de saúde e assistência social para a população local, por meio das secretarias municipais de Governo, de Saúde e de Desenvolvimento Humano e Social. (leia mais abaixo)
O prefeito Wladimir Garotinho, que participou das sete edições anteriores, marcou a ação com a entrega de dois veículos Cronos 1.3 zero quilômetro para Economia Solidária, ao lado da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, do secretário de Saúde Paulo Hirano e várias outras autoridades municipais. (leia mais abaixo)
Ao falar para os moradores e visitantes presentes, Wladimir disse que o desejo era estar entregando também a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Tapera, onde funcionará uma Policlínica, mas a Enel ainda não ligou a energia da unidade. “A obra está pronta. Só não conseguimos inaugurar hoje porque Enel ainda não ligou a luz”, disse o prefeito, que espera entregar a unidade em breve. Mas essa não é a única notícia boa. Wladimir anunciou a autorização para instalação, já na próxima semana, das marquises de ônibus, atendendo a reivindicação da população, e também solicitou estudos para construção de uma praça no bairro. (leia mais abaixo)
“Tapera é um bairro que cresceu muito. Tem uma coisa que me pediram e, então estou autorizando agora para fazer o estudo para construção de uma praça no bairro para a criança poder brincar. A praça será construída com recursos próprios”, declarou o prefeito, acrescentando que o projeto do Bairro Legal da Tapera está pronto e já protocolado na secretaria das Cidades, a quem cobrou celeridade dos processos. “O governador fez esse compromisso comigo e eu faço com vocês. Peço a Rosângela que me ajude nisso, pois não é um projeto barato, mas tenho certeza que o governador vai cumprir a palavra dele. Em breve quero voltar aqui para anunciar o Bairro Legal”, disse.(leia mais abaixo)
O jovem Fabrício é um dos moradores da Tapera que reconheceu o trabalho do prefeito. Ele relatou que está arrependido por não ter votado em Wladimir. “Posso ser bem sincero? Eu não votei em Wladimir. Eu votei em Caio Viana, mas me arrependi. Pensei que o governo seria muito diferente do que eu estou vendo. Espero que o senhor olhe pelo nosso bairro, que consiga fazer muito mais coisas para nós, principalmente o Bairro Legal”, disse ele se referindo a um dos projetos para o bairro que foi anunciado por Wladimir e, ainda, foi presenteado pelo prefeito com uma camisa com hashtag “Muda Tapera”. (leia mais abaixo)
Na edição do projeto deste sábado, a população recebeu dois novos serviços que foram atendimento com psicólogos e o cadastramento no Censo da Saúde, que foi lançado pela secretaria de Saúde no dia 28 de fevereiro. Esse último tem a finalidade de identificar e quantificar o número de pessoas acometidas pela hipertensão e diabetes para um melhor planejamento das ações de atendimento, reduzindo assim a mortalidade por problemas cardiovasculares.(leia mais abaixo)
Completando 69 anos neste sábado, Lúcia Helena Teixeira Corrêa se presenteou com atendimento psicológico. “Perdi uma filha há 19 anos e desde então tomo remédio para ansiedade. Tenho muita dificuldade para dormir. Saio daqui satisfeita com o atendimento que recebi”, comemorou. (leia mais abaixo)
“A maioria das demandas que estamos recebendo é essa questão da automedicação, então estamos trabalhando a conscientização da população, acolhendo e direcionado para as unidades de saúde que vão atender as demandas específicas. A automedicação é uma cultura muito presente, mas estamos apontando os riscos e a necessidade do acompanhamento com o médico psiquiatra ou terapêutico com psicólogo”, disse a psicóloga Letícia Rosa Marques, da Rede se Atenção Psicossocial (RAP). (leia mais abaixo)
Também foram realizados atendimento com clínico geral, pediatra, oftalmologista, dentista, além de coleta de sangue por profissionais de um laboratório parceiro e agendamento de outros exames, pela equipe do Núcleo de Controle e Avaliação (DACA) e Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), além de assistência farmacêutica e vacinação contra a Covid-19 e de rotina.
“Wladimir está de parabéns, pois muitas pessoas estavam precisando desse atendimento que recebemos hoje. Me consultei com o clínico, fiz exame, meu neto se consultou com pediatra e meu marido solicitou a segunda via dos documentos”, enumerou Fabíola da Silva Costa, de 45 anos.
A emissão de segunda via de documento, assim como cortar o cabelo e oficina de grafite, foram alguns dos serviços levados pela secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
“Mais uma edição do Morar com Saúde com essa baita estrutura assistencial que vem ao encontro da população. Foram realizados serviços que vão desde o cadastramento, como o Censo da Saúde para hipertensos e diabéticos, como vacinas, consultas, marcação de exames, entre outros. Esse é um projeto amplo e, mais uma vez, a gente fica muito feliz. Tivemos aqui a presença da deputada federal licenciada Rosângela Gomes que veio fazer a entrega de veículos para a Economia solidária. Então, são várias ações que são desenvolvidas e sempre alicerçadas na assistência às pessoas. A saúde sempre estará presente nessas ações. É mais uma vitória do governo Wladimir e fico muito feliz de participar de todo esse processo”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
No dia 15 de abril os serviços serão levados para o condomínio Recanto dos Campeões, na Tapera 2