Dentro da campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou em sua sede, nesta quarta-feira (14), um encontro com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), por meio do programa “FortalSer”. O evento, que foi direcionado às mães de crianças e adolescentes assistidos, teve como objetivo reforçar os alertas de como identificar e prevenir a violência. (Leia mais abaixo)
O “Encontro de Famílias – Maio das infâncias e adolescências seguras – construindo laços de proteção “ contou com a presença das famílias assistidas pelo Programa FortaleSer, profissionais dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa Saúde na Escola e apresentação da Projeto Semeando Arte, através do coral formado por colaboradores da FMIJ. “A gente assiste mães de crianças e adolescentes que foram vítimas de algum tipo de abuso ou violência. No entanto, é sempre importante reforçar os alertas para prevenir essa violação com reflexões. Resolvemos falar do símbolo da campanha, que é o girassol, uma planta resistente, dizendo que nós passamos por situações difíceis, mas também somos resistentes”, explicou a psicopedagoga do programa FortaleSer, Leila Azevedo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio dos CREAS, realiza uma articulação com as equipes técnicas do FortaleSer para reforçar a campanha de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes neste mês de maio. “Estamos em uma articulação conjunta, porque existe uma rede de proteção que de um fluxo de serviço, que foi pactuado em 2016. O CREAS, dentro desse fluxo, é o serviço que vai atender essas famílias no formato de acompanhamento. Neste mês, estamos fortalecendo a rede e chamando a atenção das pessoas para essa violação, porque muitas pessoas ainda não têm coragem quando a violência acontece. O ciclo de violação pode, infelizmente, acontecer novamente. Então, a gente trabalha para manter esse acompanhamento familiar, para que essa família não passe por essa situação novamente. Essa família precisa se sentir cuidada, não culpabilizada, porque já está fragilizada após a violação”, disse a coordenadora de Média Complexidade da SMDHS, Rosângela Marvila. O Dia D da Campanha Maio Laranja acontece neste domingo, dia 18 de Maio, com ação prevista para acontecer às 9h, na BR 101, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.
PROGRAMAÇÃO MAIO LARANJA 1 6 / 0 5 – 9h – E.M. Marechal Costa e Silva (Parque Calabouço) 16 / 0 5 – 8h – Caminhada Praça São Salvador 18 / 0 5 – 9h – Ação com a PRF (Ururaí) 20 / 0 5 – 9h30 – Auditório da FMIJ 21 / 0 5 – 9h – E.M. Santa Terezinha (Baixa Grande) 22 / 0 5 – 9h – Guarda Civil Municipal 27 / 0 5 – 9h – E.M. Antônia Lopes (Pernambuca)