A partir desta terça-feira (dia 9), os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio já podem emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD) para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A emissão poderá ser feita no Portal do IPVA da Secretaria estadual de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou na página do Bradesco (www.bradesco.com.br).(Leia mais abaixo)
Para emitir o documento, basta informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou do CNPJ do proprietário. A GRD pode ser paga em qualquer banco, inclusive por meio de internet banking. O IPVA do Rio ficou, em média, 4,39% mais barato em 2024.(Leia mais abaixo)
O calendário de vencimento do imposto começará no dia 22 de janeiro, quando vencerá a cota única ou a primeira parcela do imposto para veículos com placas terminadas em 0. A última parcela vai vencer em 11 de abril, para automóveis e motocicletas com placas de final 9. Confira o cronograma completo abaixo.(Leia mais abaixo)
Vale destaca que o proprietário que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 3% no valor do IPVA, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Haverá ainda a possibilidade de parcelamento em três cotas, mas sem direito ao abatimento.(Leia mais abaixo)
Diferentes alíquotas de imposto
O IPVA é calculado sob diferentes alíquotas, de acordo com o combustível utilizado. Para modelos flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal (preço de mercado) do veículo. Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%.(Leia mais abaixo)
A cobrança do IPVA considera os preços de mercado calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por volta de agosto/setembro do ano anterior.(Leia mais abaixo)
Como emitir a guia de pagamento do IPVA 2024
Para emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD), é preciso acessar o site do Bradesco (www.bradesco.com.br) e, no menu à esquerda, selecionar “Produtos e serviços”. Em seguida, é necessário clicar em “Serviços”.(Leia mais abaixo)
Uma nova tela será aberta. Nela, o motorista deverá escolher a opção “Pagamentos”. Ao rolar essa tela, dentro da opção “Tributos”, o interessado deverá selecionar “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM”. Por fim, bastará rolar a tela e clicar em “Gerar boleto”.(Leia mais abaixo)
Na nova tela exibida, o motorista deverá selecionar GRD (IPVA), no canto superior esquerdo. Depois, é preciso informar o número do Renavam do veículo, o CPF ou o CNPJ e digitar o texto da imagem ao lado. Após clicar em “Continuar”, basta selecionar o pagamento da segunda cota.(Leia mais abaixo)
Outra opção é acessar a página da Secretaria estadual de Fazenda (https://www.fazenda.rj.gov.br/) e clicar em “IPVA”. Depois, ao selecionar “IPVA – GRD / Guia – Recolhimento de débito”, a pessoa é encaminhada para a página do Bradesco de emissão da guia.(Leia mais abaixo)
Veja o calendário com as datas de vencimento do imposto
Final de placa 0
- Cota única ou primeira parcela – 22 de janeiro
- Segunda parcela – 21 de fevereiro
- Terceira parcela – 22 de março
Final de placa 1
- Cota única ou primeira parcela – 23 de janeiro
- Segunda parcela – 22 de fevereiro
- Terceira parcela – 26 de março
Final de placa 2
- Cota única ou primeira parcela – 24 de janeiro
- Segunda parcela – 23 de fevereiro
- Terceira parcela – 27 de março
Final de placa 3
- Cota única ou primeira parcela – 25 de janeiro
- Segunda parcela – 26 de fevereiro
- Terceira parcela – 1º de abril
Final de placa 4
- Cota única ou primeira parcela – 26 de janeiro
- Segunda parcela – 27 de fevereiro
- Terceira parcela – 2 de abril
Final de placa 5
- Cota única ou primeira parcela – 29 de janeiro
- Segunda parcela – 29 de fevereiro
- Terceira parcela – 4 de abril
Final de placa 6
- Cota única ou primeira parcela – 30 de janeiro
- Segunda parcela – 1º de março
- Terceira parcela – 5 de abril
Final de placa 7
- Cota única ou primeira parcela – 31de janeiro
- Segunda parcela – 4 de março
- Terceira parcela – 8 de abril
Final de placa 8
- Cota única ou primeira parcela – 1º de fevereiro
- Segunda parcela – 6 de março
- Terceira parcela – 9 de abril
Final de placa 9
- Cota única ou primeira parcela – 2 de fevereiro
- Segunda parcela – 8 de março
- Terceira parcela – 11 de abril
Licenciamento anual do Detran.RJ
Uma outra cobrança — a Guia de Regularização de Taxas (GRT) — é necessária para o licenciamento anual de veículos junto ao Detran.RJ. Esta começou a ser emitida no site do Bradesco nesta segunda-feira (dia 8). O valor é de R$ 191,88. (Leia mais abaixo)
Veja o calendário do licenciamento anual:
- Carros com final de placa 0, 1 e 2 — até 31 de maio
- Carros com final de placa 3, 4 e 5 — até 30 de junho
- Carros com final de placa 6, 7, 8 e 9 — até 31 de julho
Vale destacar que, a partir deste ano, para realizar o licenciamento anual de veículos emplacados no Estado do Rio, o Detran.RJ voltou a exigir o pagamento do IPVA e de multas de trânsito vencidas.(Leia mais abaixo)
Desde 2018, essas cobranças estavam suspensas, ou seja, bastava o motorista ou o motociclista quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran.RJ para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no formato digital, que considera o automóvel regularizado em determinado exercício. No entanto, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a partir deste ano será preciso ter o imposto e as multas já vencidas quitados.(Leia mais abaixo)
Emissão do documento veicular
Depois da compensação de todos os pagamentos, o documento digital, chamado de CRLV-e, ficará disponível para o usuário no Posto Digital Detran.RJ, acessado pelo site do órgão (detran.rj.gov.br), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).(Leia mais abaixo)
Para fazer o licenciamento, o primeiro passo é se registrar no portal do governo federal para documentação em geral (gov.br). Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran.RJ.(Leia mais abaixo)
Cuidado com golpes
A Secretaria estadual de Fazenda também fez um alerta para golpes envolvendo o IPVA. No ano passado, a pasta afirmou ter recebido “denúncias de contribuintes direcionados para sites falsos que geram boletos fraudulentos ou incentivam pagamentos via Pix, modalidade não aceita pelo Fisco Estadual”. Em casos suspeitos, a orientação do governo do estado é procurar a Polícia Civil.
Fonte: Extra