Agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GAM) resgataram um filhote de Tamanduá Mirim, no Bairro do Turfe Clube. De acordo com o GAM, uma moradora do bairro encontrou o filhote próximo à mãe, que estava morta em um terreno. (leia mais abaixo)
Por se tratar de filhote, o Grupamento Ambiental entrou em contato com Instituto Vida Livre, que se prontificou em ajudar o animal silvestre, até que o mesmo tenha condições de viver em seu habitat natural. (leia mais abaixo)
A orientação do GAM é, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas devem isolar a área onde está o animal e acionar o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785 ou (22) 98175-0758. (leia mais abaixo)
Entre os animais silvestres que mais são resgatados pelo GAM, estão o gambá, pássaros e cobras de diferentes tipos, como a papa-pinto e jiboia, mas outras espécies como gavião carijó, coruja, tamanduá mirim, jaguatirica, cágado, gato maracajá e coelho silvestre também já foram retirados da área urbana. (leia mais abaixo)
Segundo a GCM, os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Os agentes esclarecem que normalmente os animais saem do seu habitat natural em busca de abrigo e alimento por causa do crescimento urbano.