Filha do ex-vereador José Carlos homenageia pai: Um legado de amor e serviço

Rafaela Monteiro relembra a trajetória inspiradora de José Carlos Monteiro, o vereador que dedicou sua vida ao povo

Por: Belman de Alvarenga Heitor

Foto: Divulgação.

A ARTE DE AJUDAR O PRÓXIMO. Assim meu pai definia a política, filho de uma enfermeira foi criado com muito sacrifício, perdeu seu pai aos 6 anos de vida devido a um acidente de moto. Estudou e se formou como auxiliar de enfermagem, mas era a profissão como eletricista que ele amava, sempre oferecendo suas habilidades de forma gratuita para quem precisasse. Não existia dia nem hora, era costumeiro os vizinhos chamarem meu pai durante a madrugada pedindo algum tipo de socorro, e lá estava meu pai, como um verdadeiro super-herói, sempre disposto a ajudar, ia de imediato atender a quem o solicitava. Era o mais velho entre os irmãos, trabalhava para ajudar minha avó no sustento da casa, assumindo para si a responsabilidade da ausência de seu pai e talvez por isso sempre foi líder por onde passou. (Leia mais abaixo)

Seu posicionamento diante das injustiças acompanhado de um grande coração o colocava a frente quando o assunto era ajudar o povo. Me lembro que ainda muito pequena via meu pai mesmo sem ter qualquer condição dividindo o pouco que tinha com os vizinhos e amigos mais necessitados. Isso foi me fazendo ter cada dia mais admiração por ele.

Depois de trabalhar em diversas empresas e locais, teve sua ascensão quando a pedido de seu padrinho político, o também saudoso deputado João Peixoto, assumiu a diretoria do Detran localizada no Shopping Estrada, onde durante anos só fez o bem – aliás, somente o que ele sabia fazer – o bem, lugar que lhe deu seu segundo nome, passando a se chamar, José Carlos do Detran, ou simplesmente, Zé Carlos do Detran. (Leia mais abaixo)

Sempre se colocava no lugar do outro, e isso foi acontecendo até o dia em que decidiu legalizar sua missão diante do povo e se candidatou ao cargo de vereador. Me recordo que tecnicamente seria impossível ganhar aquelas eleições, pois somente na mesma rua que morávamos existia outros dois candidatos de peso, que tinham condições financeiras para fazerem uma campanha forte, então era loucura ser candidato nesse cenário, pois como o dinheiro não existia, éramos nós mesmos que saíamos as ruas pedindo voto, distribuindo santinhos, falando e olhando no olho de cada eleitor. As chances eram politicamente baixas, mas o que os outros candidatos não sabiam era que o sonho e a vontade dentro do coração do meu pai em fazer mais pela população era maior do que qualquer obstáculo. Então continuamos andando e olhando apenas para frente, pois meu pai sempre dizia a seguinte frase: “Quem vai a pé tem que sair mais cedo de casa e não pode parar no caminho”.

Assim foi tudo em sua vida, e não é que ele estava realmente correto. O que era impossível diante do olhar dos especialistas políticos se tornou realidade, com quase três mil votos. A vontade do povo foi atendida e meu pai então realizava mais um sonho, de poder dá voz as necessidades da população. (Leia mais abaixo)

Me recordo que em sua posse ele não tinha dinheiro para comprar o terno, sendo presenteado por um amigo, e sempre foi assim durante todo o seu mandato, sempre com muita humildade e ajuda dos amigos.

Meu pai verdadeiramente honrou cada voto a ele depositado. Enquanto vereador nunca se curvou as injustiças, lutou e defendeu a população com todas as suas forças. Durante sua vereança foi idealizar de grandes feitos para Campos dos Goytacazes. Muitos não sabem, mas a lei n° 8.739 de 04 de Janeiro de 2017, conhecida como a LEI DO REBOQUE, é de autoria dele, que proíbe a remoção do veículo quando o proprietário se fizer presente. (Leia mais abaixo)

Conseguiu a favor dos taxistas várias conquistas, dentre elas a diminuição da taxa de transferência e a isenção caso o permissionário quisesse repassar seus direitos para seus entes queridos.

Também durante a COVID-19 fez a lei de sanitização, que obrigou o município dedetizar todos os lugares públicos e privados de Campos dos Goytacazes. Fez o dia do câncer bucal. Ajudou diuturnamente as famílias de pessoas desaparecidas, fornecendo a web site e a TV Câmara para divulgar os nomes e as fotos dos desaparecidos, além de diversos outros feitos como a sua forma incansável na luta por doação de sangue, ele cumpriu fielmente a sua missão como representante e fiscal do povo. (Leia mais abaixo)

Após uma dura luta travada contra o câncer, esse ilustre guerreiro nos deixou no dia 08 de junho de 2023, porém suas histórias e seus feitos jamais serão esquecidos.

Hoje meu amado pai completaria 64 anos se ainda estive fisicamente conosco. (Leia mais abaixo)

Sei que aí de cima está olhando por todos nós aqui, pai, e por isso lhe desejo um FELIZ ANIVERSÁRIO. O senhor sempre será eternizado em nossos corações.

Te amo muito! (Leia mais abaixo)

RAFAELA MONTEIRO, filha do eterno e saudoso vereador JOSÉ CARLOS MONTEIRO do Detran.

Foto: Divulgação.

Relacionados