O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, recebeu os conselheiros tutelares de Campos em reunião, nesta segunda-feira (29), onde dialogou sobre o processo de matrícula de 2024 e esclareceu dúvidas a respeito de outros assuntos como, por exemplo, as mudanças na matriz curricular da educação infantil neste ano. Ele estava acompanhado da subsecretária de Educação, Rita Abreu, e do subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães.(Leia mais abaixo)
Marcelo destacou as novidades do novo processo de matrícula que, este ano, vai contar com reclassificação dos candidatos não alocados, matrícula extemporânea e expansão das unidades escolares da rede municipal de ensino visando garantir a ampliação da oferta de vagas, principalmente na educação infantil, e a universalização da educação pública. (Leia mais abaixo)
“Esse é um dos compromissos da Seduct em 2024: a universalização da educação. Estamos trabalhando para fazer o melhor para nossas crianças e suas famílias. Antes, havia alunos da Tapera, por exemplo, que estudavam em Nova Brasília. Isso não faz sentido. Por isso estamos expandindo a rede. Vamos ampliar a creche da Tapera, por exemplo, aumentando a capacidade de atendimento de 150 para 300 alunos. Serão praticamente duas creches em uma”, informou Marcelo.(Leia mais abaixo)
Marcelo adiantou que, em breve, os responsáveis pelos alunos poderão acompanhar as notas e a frequência escolar dos estudantes diretamente no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Modalidade Ensino, implantado no ano passado pela Secretaria de Educação.(Leia mais abaixo)
“Os pais vão poder acompanhar a nota dos alunos direto no nosso sistema, as notas e a frequência, o que vai ajudar a diminuir a evasão escolar. Para isso, demos um chromebook aos professores que fizeram cursos para aprender a usar o SUAP, mudamos e aumentamos a velocidade da internet no ano passado, colocamos novos computadores em todas as escolas. Enfim, as barreiras que o papel gerava estão indo embora. Já nas primeiras semanas de aula, os professores deverão fazer a enturmação dos alunos e, depois, o registro da aula/frequência! Essa é mais uma política pública integrada da Secretaria de Educação”, explicou o secretário.(Leia mais abaixo)
DIÁLOGO – Na última sexta-feira (26), ele também dialogou sobre esse assunto com os diretores das unidades escolares da rede municipal de ensino, em reunião on-line. A Conselheira do Conselho Tutelar 5, Renata da Conceição falou sobre o avanço com a chegada do SUAP.(Leia mais abaixo)
“Essa mudança é muito positiva. Antes, os documentos dos alunos ficavam em pastas suspensas e, agora, as escolas de cada território conseguirão ver diretamente no sistema, e a gente não precisa mais vir aqui na Secretaria saber onde está determinado aluno, por exemplo. Ficará bem mais fácil! Além disso, é importante registrar que, na gestão passada, o diálogo com a Secretaria de Educação era bem difícil e agora estamos percebendo uma mudança considerável, com uma grande disposição para o diálogo”, registrou Renata.(Leia mais abaixo)
VAGAS – Nilo lembrou que a Secretaria vai divulgar a reclassificação dos candidatos não alocados na pré-matrícula/2024 na próxima quarta-feira, 31 de janeiro, no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Neste caso, a matrícula dos alunos reclassificados deverá ser efetuada entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro na própria unidade escolar.(Leia mais abaixo)
Ele também orientou que, a partir de 5 de fevereiro, a Secretaria vai abrir nova oportunidade para matrículas extemporâneas, ou seja, para aqueles que perderam o prazo do edital e não fizeram a pré-matrícula no período previsto, ou não foram alocados na primeira etapa do processo. “Também a partir do dia 5 de fevereiro, os responsáveis pelos alunos alocados na primeira etapa poderão solicitar transferência de unidade”, disse Nilo.