O Governo do Estado está autorizado a instituir um programa de promoção e desenvolvimento de circuitos de turismo religioso no Rio de Janeiro. A medida está prevista na Lei 10.777/25, de autoria da deputada estadual Carla Machado (PT), sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta quinta-feira (15).
A proposta, intitulada “Rotas do Sagrado”, visa fomentar o turismo religioso em municípios fluminenses, respeitando a diversidade cultural e religiosa do estado. Para a deputada Carla Machado, a lei é um importante passo para fortalecer o turismo no interior. “A lei em vigor determina a criação, a consolidação e a difusão de produtos, roteiros, serviços e destinos turísticos do Estado, com vistas a atrair turistas e a otimizar os fluxos entre as diversas unidades regionais, promovendo a interiorização”, destacou a parlamentar.
O programa prevê a estruturação de novas rotas de turismo religioso, a divulgação dos circuitos e a inclusão dos eventos no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Além disso, a iniciativa também contempla a catalogação de atrativos religiosos, estimulando a cooperação entre os municípios relacionados aos circuitos turísticos.