jornal-campista-1-1536x688

Comemoração do Dia do Fisioterapeuta no HFM

Os trabalhadores puderam desfrutar de bolo, sanduíches, sucos, entre outros quitutes no refeitório da unidade. A atividade também contou com a presença de fonoaudiólogos, que com corações felizes e gratos lembraram da data

Foto: Ascom.

Em comemoração ao dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveram um café da manhã especial para os profissionais do Hospital Ferreira de Machado (HFM), na manhã desta quinta-feira (13). Os trabalhadores puderam desfrutar de bolo, sanduíches, sucos, entre outros quitutes no refeitório da unidade. A atividade também contou com a presença de fonoaudiólogos, que com corações felizes e gratos lembraram da data. (leia mais abaixo)

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que tem como foco a prevenção e reabilitação dos pacientes. Com o passar dos anos, sua presença foi crescente e os resultados favoráveis possibilitaram que os profissionais ganhassem mais credibilidade e visibilidade, como explica a fisioterapeuta Karla Renata da Silva, que atua na FMS desde de 2004. “Vimos isso tornar mais notório na época da pandemia onde o nosso trabalho ganhou mais conhecimento, após nossa atuação nas intubações e extubações de paciente com graves situações respiratórias”, disse.(leia mais abaixo)

Segundo a chefe de Serviço de Reabilitação da FMS que atua no HFM, Ettes Martins, devido à atuação do fisioterapeuta na reabilitação dos indivíduos, a presença desse profissional na UTI é de extrema importância para lidar com pacientes críticos. “Nosso trabalho é desde a internação seguindo no pós hospitalização, passando por todas as clínicas. Nosso trabalho é essencial em todas as áreas hospitalares”, contou.(leia mais abaixo)

O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, conta que a confraternização foi um momento de reconhecimento pelo excelente trabalho que os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais exercem no hospital. “O mínimo que podemos fazer é condecorar e reconhecer esse serviço de tamanha importância. Ficamos felizes de poder homenagear com esse gesto simbólico. Tudo o que for possível para valorizar os profissionais, nos da Fundação da Saúde vamos fazer”, destacou.(leia mais abaixo)

Atuação – A atuação do fisioterapeuta é indispensável para possibilitar a diminuição dos efeitos pós-traumas e acidentes neurológicos e cerebrais e funcionais, os fisioterapeutas ainda ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas, com massagens e exercícios localizados.(leia mais abaixo)

Já o terapeuta ocupacional, define ações de prevenção e desenvolve programas de tratamento que possibilitam a melhora do estado de saúde e da qualidade de vida do paciente, capacitando-o a alcançar maior grau de independência funcional, para adquirir a autonomia e a independência necessárias à manutenção de uma vida ativa.

 

Relacionados