Aprovada na Câmara cessão da área para instalação da Universidade da Baixada

Foto: César Ferreira/SupCom.

universidade da baixada cesar 640x439 (1)

Mais um importante passo foi dado para a implantação da Universidade Pública da Baixada. Na última sessão ordinária do Legislativo Municipal, na noite desta quarta-feira (15), a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 0299/21, do gabinete do prefeito Wladimir Garotinho. A decisão autoriza o município a promover a cessão de uso de 5.000 m² de área do imóvel na RJ 216 (Campos-Farol), em Baixa Grande, onde funcionou a antiga fábrica de macarrão Duvêneto, para a instalação, em parceria com o Governo do Estado, do Centro Regional Integrado de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Baixada Campista.

O prefeito assinou, em outubro, a promessa de cessão de uso da área no terceiro distrito de Campos à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A decisão unânime dos parlamentares de autorizar a cessão demonstra a importância o empreendimento que vai reunir ensino profissionalizante, ensino superior à distância, além de inovação tecnológica e pesquisa. A Universidade da Baixada contará com centro de monitoramento que servirá como vetor de desenvolvimento de ambiente smart city; hubs de inovação que reunirão startups e serão núcleos ativos de difusão de empreendimentos; programas de formação de startups em apoio a empreendedores; alas de interatividade científica, exposições, conferências e workshops abertos ao público.

O governo estadual publicou, no Diário Oficial, também em outubro, a concorrência para a construção de oito centros, entre eles o de Baixa Grande, que vai oferecer cursos de EAD do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de cursos técnicos da Faetec, todos adequados às demandas locais e com programas de difusão da ciência para o corpo docente e discente da região. Haverá, também, espaço de laboratório para pesquisa e inovação em convênio com o setor privado que possam incrementar a produtividade regional.

No Plenário da Câmara, os vereadores elogiaram o projeto, possibilitada pela parceria firmada pelo prefeito com o governador Cláudio Castro. Vislumbrado como espaço propicio para fomentar o desenvolvimento do interior, o prefeito já viabilizou para a área, que tem 90 mil metros quadrados, além da Universidade da Baixada, projetos e programas, como um Destacamento do Corpo de Bombeiros e o Espaço do Agricultor, estes já confirmados.

Relacionados