Agricultura orienta produtores sobre fornecimento de alimentos para merenda escolar

O encontro teve o objetivo fortalecer a participação do produtor rural, orientando sobre as etapas do processo de inscrição, prazos e requisitos necessários para fornecimento dos alimentos pelo PNAE

Foto: Divulgação.

Produtores rurais interessados em participar do edital do PNAE-RJ (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nº 01/2024 se reuniram, na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), com representantes da Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). Foi feita uma apresentação em relação às normas e critérios do edital. O encontro teve o objetivo de fortalecer a participação do produtor rural, orientando sobre as etapas do processo de inscrição, prazos e requisitos necessários para fornecimento dos alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. (Leia mais abaixo)

 

A abertura da reunião foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, que explanou sobre a importância da agricultura familiar no município. “Desde que assumi a secretaria estamos trabalhando na conscientização, organização e retorno para os produtores. Sabemos das dificuldades de comercialização e vamos falar hoje sobre os projetos que favorecem e fomentam a agricultura familiar”, destacou o secretário. (Leia mais abaixo)

 

O chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Paulo César dos Santos, explicou que o papel da secretaria é orientar em relação às exigências do edital e apoiar na elaboração dos projetos. “Essa reunião é para apoiar os agricultores do nosso município, visando a regularização deles. Conseguimos discutir sobre as principais dificuldades e esclarecemos dúvidas dos produtores em relação à entrega das mercadorias. Também buscamos conscientizá-los a participarem desses editais, que são oportunidades de venda dos seus produtos para que não precisem ficar nas mãos dos atravessadores. Eles vão entregar dentro das escolas do próprio município, com curta distância, e ter retorno com os preços que são bem mais altos do que aqueles que conseguem quando vendem, na própria propriedade, para os atravessadores”, disse Paulo César dos Santos. (Leia mais abaixo)

 

Produtor Rural de Zumbi 4, Francisco Carlos Fortunato, de 66 anos, ressalta que os encontros realizados pela secretaria favorecem os agricultores, que conseguem ingressar nos programas e adquirir mais recursos. (Leia mais abaixo)

 

“As reuniões nos orientam e instruem na forma que devemos labutar com a terra e o que a terra precisa para a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. Estar aqui é sempre um aprendizado para nós e tudo que aprendo e recebo de informação passo para os meus filhos e para os vizinhos que também trabalham com a terra, para que possamos todos ter uma boa produção”, destacou o produtor. (Leia mais abaixo)

 

Extensionista Social da Emater Rio, Luísa Saramago enfatiza a importância das chamadas públicas do PNAE para a agricultura familiar de Campos. “Muitas vezes a falta de acesso à informação impede que os produtores participem de uma política pública da qual eles têm direito. Essa parceria entre a Emater e a Secretaria de Agricultura é fundamental para auxiliar os produtores na divulgação, no esclarecimento das dúvidas e no fortalecimento dessa política pública, que é importante não só para a agricultura, mas também para a educação, para fornecermos alimentos de qualidade aos alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino. Neste caso, especificamente, estamos falando da rede estadual, mas já estamos trabalhando para que os nossos agricultores participem de todas as esferas das chamadas públicas”.

Relacionados