Wladimir: reforma administrativa, secretariado e novas medidas na área econômica

Campos 24 Horas levanta medidas para ajuste das contas da Prefeitura por conta do novo momento econômico do país, nomes do secretariado e RPAs

Postado por Fabiano Venancio – O pacote de medidas do início do segundo governo de Wladimir Garotinho (PP) na Prefeitura de Campos, a ser votado na Câmara de Vereadores até o próximo mês de março, a formação do secretariado e as nomeações das indicações de aliados políticos são aguardados neste início de 2025. Segundo foi apurado pela reportagem do Campos 24 Horas nesta terça-feira (21/01), o prefeito analisa e discute com técnicos e assessores mais próximos uma série de medidas que farão parte de uma “Reforma Administrativa”, com objetivo de manter as contas públicas sob controle diante do novo quadro econômico vivenciado pelos governos estadual e federal. No bojo do plano para o segundo governo está também a proposta de realização de concurso público. A reportagem mostra ainda nomes que serão mantidos no secretariado e as indicações de aliados políticos para cargos na Prefeitura. (leia mais abaixo)

 

Além de adequar os órgãos da administração municipal às necessidades econômicas atuais, inclusive com a possibilidade de mudanças em alguns deles no que diz respeito a ordenação de despesas, o prefeito Wladimir deverá adotar medidas de cortes de gastos, que incluem a redução do número de contratação por RPA, cumprindo assim exigências do Tribunal de Contas (TCE), além da fusão de alguns órgãos. (leia mais abaixo)

 

Em meio a definições quanto à administração municipal, Wladimir também enfrenta o desafio de abrigar indicações de aliados políticos que compuseram sua coligação nas eleições. Ele tem se reunido frequentemente com vereadores da base aliada na Câmara, que não admitem perder espaço. (leia mais abaixo)

SECRETARIADO – A respeito do secretariado para o segundo mandato, Wladimir não pretende fazer grandes mudanças. Nomes como Mauro Silva (Desenvolvimento Econômico), Paulo Hirano (Saúde), Gustavo Matheus (Comunicação), Marcelo Feres (Educação), Wainer Teixeira (Administração e Recursos Humanos), Thiago Ferrugem (Captação de Recursos) e Jackson de Souza (Secretaria de Ordem Pública) vão continuar à frente das suas pastas.  O advogado Matheus José, que estava na Fundação Municipal de Saúde, será o Procurador Geral do Município em substituição a Roberto Landes, que decidiu se dedicar ao escritório de advocacia. (leia mais abaixo)

 

Também não deverá ocorrer mudança na direção dos dois maiores hospitais da cidade, o HGG e o Hospital Ferreira Machado, assim como deverão ser mantidos em seus cargos os atuais titulares do Procon, Defesa Civil, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Postura e Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.  (leia mais abaixo)

 

Já o vereador Fábio Ribeiro (PP) deverá retornar à Secretaria de Obras no final de março, após a votação da reforma administrativa na Câmara, abrindo espaço para mais um suplente do PP no Legislativo. (leia mais abaixo)

 

Outro vereador que deixará a Câmara para assumir um cargo no governo é Leon Gomes (PDT). Ele será o novo presidente da Fundação da Infância e Juventude (FMIJ). No caso do médico Marcos Gonçalves, o Dr. Maninho (PP), sua posse foi adiada em razão de questões administrativas na Polícia Militar, da qual é oficial. O médico pediu adiamento da sua posse, o que foi deferido pela Mesa Diretora da Câmara. Ele também poderá deixar o Legislativo para assumir um cargo na área de Saúde, abrindo assim espaço para outro suplente do seu partido. (leia mais abaixo)

 

NOVOS NOMES –  Entres os novos nomes que deverão compor a administração municipal no segundo governo do prefeito Wladimir, está o de Marcão Gomes. Primeiro suplente de vereador do MDB, Marcão foi indicado pelo partido para comandar a Empresa Municipal de Habitação (Emhab). (leia mais abaixo)

 

O ex-deputado federal Caio Vianna, nomeado para Secretaria de Governo, é mais um novo integrante do governo. Já na Companhia do Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), a definição quanto ao titular ainda não foi anunciada. Afrânio dos Santos Junior pode ser mantido no cargo. O ex-vereador Thiago Virgílio também é cotado para o cargo. (leia mais abaixo)

 

Walter Jobe, ex-secretário de Fazenda, pode ser o novo chefe de Gabinete de Wladimir. Outro novo nome do governo pode ser do ex-vereador Jorge Rangel, pai do presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel. Jorge é cotado para assumir a Secretaria de Limpeza Pública. (leia mais abaixo)

 

CONCURSO E RPA – A abertura de concursos públicos e a regularização dos servidores que trabalham sob o regime de RPA (recibo de pagamento de autônomo), a fim adequar o quadro funcional às exigências legais do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) também são medidas aguardadas. (leia mais abaixo)

 

”Na verdade, não é uma recomendação a respeito dos RPAs, mas uma determinação do TCE. Por isso estamos concentrando integralmente nossos esforços neste período para equacionar o problema. Mas não há porque criar um clima de desassistência ou instabilidade funcional. Vamos acelerar e concluir os trabalhos em tempo útil”, disse o secretário Wainer Teixeira. (leia mais abaixo)

 

Vale ressaltar que expira em maio de 2026 o prazo estabelecido no termo de ajuste de gestão (TAG) firmado junto ao TCE-RJ para a regularização da situação funcional dos trabalhadores em regime de RPA.

Foto: Campos 24 Horas

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados