“A nossa maior missão no governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes é cuidar de quem cuida de milhares de pessoas”, aponta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, citando que a valorização do servidor público é o maior desafio de sua gestão. O desafio, assinala Wainer, tem sido superado com “gestão e trabalho em equipe”, com entregas como o pagamento em dia, dentro do mês trabalhado, cargos e salários, avaliação de desempenho e a progressão acadêmica, “as letrinhas tão aguardadas”, reajuste de 10,4%, cursos de qualificação, realização de 03 concursos públicos, implementação de governo eletrônico e outros avanços.
Em dezembro, esse reflexo de “planejamento e exercício fiscal responsável”, acrescenta o secretário Wainer, pode ser expressado em “cuidados reais de quem cuida da população: o prefeito Wladimir antecipou a antecipação beneficiando o servidor público e injetando na economia mais de R$ 200 milhões com pagamento da 2ª parcela de 13º salário e de salários”, em iniciativa que aquece a economia, o setor de serviços e comércio.
“Com planejamento e responsabilidade, estamos avançando com os nossos servidores, que são fundamentais no funcionamento da administração municipal. São muitos avanços, que às vezes esquecemos do cenário que encontramos deixado pela gestão passada em janeiro de 2021, mas que é preciso lembrar: em função do não pagamento de 13º salário e de salários em 2020, tivemos que iniciar a administração atual tendo que arcar com 15 folhas em um ano”
As conquistas da Secretaria da Administração Pública podem ser relacionadas, argumenta o secretário Wainer, que é profissional de RH atuando na gestão e qualificação de pessoas há mais de 30 anos, “a um sério planejamento, previsto no programa de governo submetido por Wladimir e Frederico à população em 2020, e ao trabalho de um time dedicado de servidores, técnicos e colaboradores capazes e competentes da SMARH”.
O secretário Wainer assinala também: “Demos início a renovação dos quadros desta Prefeitura Municipal, através da realização de 03 concursos públicos, que diante de seu quantitativo de inscritos demonstra a credibilidade desta gestão pública municipal, quais sejam”:
a) Fundação Municipal da Infância e da Juventude com 5150 inscrições homologadas para o cargo de Educador Social;
b) Guarda Civil Municipal com 19855 inscrições homologadas para o cargo de Guarda Civil Municipal;
c) Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Transparência e Controle com 7627 inscrições homologadas para diversos cargos de nível médio e nível superior.
Além dos concursos em andamento, já existem comissões específicas para levantamento de demanda de pessoal nas demais secretarias municipais, em especial, na área de saúde e de educação, em planejamento para médio prazo.
Wainer relaciona ainda a evolução com a questão do Plano de Cargos e Salários: na promoção foram 2.337 servidores, incluindo Educação; na autoavaliação de desempenho, cerca de 9.700 aproximados; e na progressão, outros 7 mil servidores aproximados.
A infraestrutura de trabalho é outro ponto assinalado pelo secretário Wainer Teixeira, lembrando do abandono dos prédios públicos e da frota de veículos: “Nossa designação também tem a competência de oferecer condições de trabalho, como equipamentos, insumos operacionais, materiais, veículos, manutenção dos prédios públicos para garantir o melhor atendimento à população, otimizando recursos”.
Na área de governo eletrônico e adequação aos novos regramentos, a prefeitura de Campos também avançou com a colaboração efetiva da SMARH, detalha o secretário Wainer. “Estamos alcançando resultados de compromissos cumpridos e dando continuidade à organização da administração municipal com a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), do eSocial, a criação do novo SESMT e implementação do ASO”.
– A partir de janeiro daremos mais um passo importante interligando todas as secretarias, com a implantação dos documentos eletrônicos, com ofícios circulares passando a ter que tramitar pelo SUAP. Fizemos uma grande parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), trouxemos o Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para a Secretaria de Administração e implementamos melhorias, e agora estamos editando a segunda portaria (897/2023), que vai cuidar de regulamentar os exames periódicos que todos os servidores do município terão de fazer a partir de 2024 – enfatiza o secretário Wainer.