Vila Olímpica do Parque Esplanada com aulas de iniciação esportiva

A professora Janina Santos é campeã de voleibol dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/99, medalhista de Bronze em SIDNEY 2000 e 2º melhor bloqueio da Olimpíada de 2000

Fotos: Divulgação.

Com objetivo de fomentar o esporte e fortalecer o incentivo na primeira infância, a Prefeitura de Campos, por meio do Programa Esporte e Vida, vinculado à Fundação Municipal de Esportes, promove aulas de iniciação esportiva, na Vila Olímpica João de Souza, no Parque Esplanada, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h (feminino) e das 16h às 18h (masculino). A professora é a campeã de voleibol dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/99, medalhista de Bronze em Sidney 2000 e 2º melhor bloqueio da Olimpíada de 2000, Janina dos Santos. (Leia mais abaixo)

A iniciação esportiva começa aos seis anos de idade com o desenvolvimento psicomotor, sem focar em determinada modalidade. De acordo com a professora, é importante que as crianças comecem as atividades no tempo certo para que aos 10, 11, 12 anos consigam um direcionamento em relação a modalidade esportiva que vai seguir. “Aos seis anos, quando essa criança chega para trabalharmos a iniciação, conseguimos identificar o esporte de maior afinidade e direcioná-la. Muitas vezes acontece de não conseguirmos trabalhar dessa forma porque nem todas as crianças conseguem fazer essa prática esportiva de iniciação aos seis anos de idade. Algumas chegam com 10, 11, 12 anos, e, com isso, precisamos dar início ao trabalho lá de trás”. (Leia mais abaixo)

Janina explica ainda que são utilizadas práticas e técnicas que envolvem a psicomotricidade, coordenação fina, coordenação motora grossa, fortalecimento muscular – juntamente com equilíbrio e flexibilidade. “Tudo isso é trabalhado no período de 6 a 10 anos de idade para a criança chegar aos 12 pronta para definir qual é a modalidade esportiva que quer praticar e iniciar nos fundamentos do desporto”. Detalhou a medalhista. (Leia mais abaixo)

SAÚDE

A atividade física tem influência significativa para a saúde e está diretamente relacionada à qualidade de vida. A professora, Janina dos Santos, conta que quando o corpo está em movimento, se torna um corpo ativo e um cérebro ativo, que produz mais, pensa mais rápido e age mais rápido. (Leia mais abaixo)

“Eu creio que todos, independentemente de idade, deveriam fazer uma prática esportiva para que pudessem ter uma vida mais produtiva e um envelhecimento melhor. Quando a criança inicia uma atividade física tem melhor desenvolvimento cognitivo. A atividade física é a solução de muitas situações relacionadas à saúde que aparecem. A recomendação sempre será atividade física e uma alimentação saudável para que se prolongue os seus dias com saúde. O ideal é que essa disciplina comece no berço, aos seis meses de idade, com a natação. Cada idade da criança corresponde a uma modalidade de atividade física específica, conforme o crescimento da criança e as atividades físicas que ela está inserida. Isso se torna muito importante para o desenvolvimento na infância e para compor um ser humano saudável e feliz”, concluiu.

 

Relacionados