Atualizada em 18/07 às 11h33 – O prefeito Wladimir Garotinho lançou nesta terça-feira (18), o 6° Mutirão da Saúde (Vídeo acima). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA). O objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias eletivas como hérnia, vesícula, ginecológica, cabeça e pescoço, urológica e ortopédica, além de bariátrica e catarata. Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade, o subsecretário de Saúde de Campos, Maninho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Macahdo, Artur Borges, o secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano e o presidente da Fundação Benedito Ferreira Nunes, Geraldo Venancio.
A nova etapa do mutirão, que representa mais um grande avanço na assistência médica à população, terá o investimento de R$ 9.315.503,88. Deste total, R$ 3 milhões são de aporte municipal. O restante do recurso é do Governo Federal e Estadual. “Campos está se transformando em um polo regional de Saúde e vamos continuar investindo cada vez mais para melhorar a qualidade de vida da nossa população, com acesso à alimentação e à saúde”.
Durante o lançamento, Paulo Hirano destacou que no início da gestão havia uma fila assistencial represada muito grande e, uma das determinações do prefeito era a realização de mutirões para tentar zerar essa fila. “O mutirão foi um compromisso de governo do prefeito. Iniciamos em novembro de 2021, ultrapassando, inclusive, a meta dos serviços ofertados nas três primeiras etapas. E, agora, com mais essa etapa vamos realizar 4 mil procedimentos em cirurgias eletivas”, disse Hirano.
O secretário de Saúde, também fez uma exposição de alguns avanços da gestão na área da saúde, como, por exemplo, a transformação da Unidade Pré-Hospitalares (UPH) de Guarus em Clínica da Criança e criação, em tempo recorde, de 19 leitos pediátricos no Hospital Ferreira Machado (HFM), que possibilitaram salvar muitas crianças no período de suto das doenças respiratórias; aquisição de equipamentos de alta geração para o Ferreira Machado e São José, como dois tomógrafos e duas torres de videoendoscopia; a implantação do SOS Coração que já salvou 80 vidas de pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); além de reabrir e reformar 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs/UBSFs).
Também foram destacadas as transformações das Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Travessão e santo Eduardo em Clínicas da Família, as obras de construção da Clínica de Hemodiálise e Hemocentro Regional, as de reforma e ampliação do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) e Centro de Referência e Tratamento da criança e do Adolescentes (CRTCA) que estão em andamento e permitirão melhor ainda mais os serviços de saúde no município.
“Esse mutirão é um esforço adicional que está sendo realizado pela sexta vez para tentar diminuir essa demanda de procedimentos eletivos”, disse Geraldo Venâncio, que, inclusive, incentivou os presentes a doarem sangue, pois segundo ele “doar sangue é como doar um órgão. É muito melhor para quem estar doando que para quem recebe”, disse o médico que representou todos os hospitais contratualizados que irão participar do 6º Mutirão da Saúde.
Os primeiros atendimentos do Mutirão da Saúde já estão disponíveis para a população, como o pré-agendamento.