Comemorando o Dia da Consciência Negra, o vereador e presidente da Comissão Parlamentar de Educação da Câmara Campista, Maicon Cruzz, realizou nesta segunda-feira (21), uma Gincana envolvendo seis escolas públicas do município, cujos patronos das unidades marcaram a história abolicionista. A competição, dividida em quatro etapas, foi disputada por times de cinco integrantes cada e consagrou, com o plenário lotado, o Colégio Estadual Visconde do Rio Branco como campeão. (leia mais abaixo)
Além de perguntas e respostas sobre o período da escravidão, discriminação racial, personalidades negras e leis relacionadas, as equipes apresentaram teatro, música e a história de seu patrono. Na Comissão julgadora, responsável pela pontuação dos times, esteve a professora, graduada pela UERJ com pesquisa e estudos Afro-americanos e secretária executiva da UFF em Campos, Fernanda Magalhães, o advogado e membro da Comissão de Igualdade Racial da 12ª subseção da OAB Adilson Lucas e a professora da UENF, mestre pela UFRS com pesquisa anti-racismo, doutora em sociologia pela UFRJ, Luciane Soares.(leia mais abaixo)
Todas as equipes, formadas por alunos do terceiro ano do ensino médio foram recebidas com um café da manhã e ganharam R$500,00 cada para auxílio em suas formaturas. O time campeão recebeu R$2mil como premiação. O dinheiro das premiações foi pago através da doação de 50% do 13º salário do vereador Maicon. Para ele, o evento foi importante para o protagonismo jovem e o debate dessa importante pauta, “as mudanças sociais positivas passam pela educação. Nossos jovens merecem ser protagonistas na reflexão da importância do combate a discriminação racial. A Gincana foi uma ação importante na luta contra o racismo, na disseminação da história de conquistas dos negros. Agradeço a todos que participaram, colaboraram, em especial a juventude que deu um show no plenário da Casa”, disse.(leia mais abaixo)
Participaram da Gincana: Colégio Estadual José do Patrocínio, Liceu de Humanidades de Campos, Colégio Estadual Benta Pereira, Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, Colégio Estadual Nilo Peçanha e CIEP 417 José do Patrocínio.