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Veja como saber se seu CPF está vinculado a um celular pré-pago que não é seu

Iniciativa da Anatel com as prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo permite encontrar chips cadastrados no nome do usuário

Foto: Divulgação.

Com a internet, ter acesso a dados como CPF e RG de uma pessoa é fácil. Por conta disso, cibercriminosos se aproveitam para ter a linha de celular em nome de outras pessoas, ou até clonar chips de terceiros. Mas é possível saber por meio do seu CPF se existem linhas pré-pagas ativas cadastradas em seu nome.(leia mais abaixo)

As prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo se uniram em uma iniciativa para que seus clientes possam, através do seu CPF, consultar se há alguma linha “estranha” vinculada à prestadora. Nesse caso, de acordo com a Anatel, o usuário pode posteriormente solicitar o cancelamento da linha. (leia mais abaixo)

O resultado da consulta é valido apenas para linhas pré-pagas ativas para o CPF consultado, ou seja, linhas pós-pagas não estão incluídas no serviço.(leia mais abaixo)

Como fazer a consulta

Acesse cadastropre.com.br

Na página inicial, vá em “Consultar”

Em seguida digite seu CPF e clique em “Consultar”

Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação desta(s) prestadora(s)

Caso não exista celular cadastrador com seu CPF irá aparecer a mensagem “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes”;

As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta

Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora de serviço correspondente e solicitar o cancelamento das linhas pré-pagas habilitadas no CPF. (leia mais abaixo)

O contato das prestadoras está disponível também no cadastropre.com.br: basta ir na aba “Contatos Prestadoras”. Lá o usuário pode escolher clicar no link da operadora correspondente para registrar a reclamação e pedir cancelamento da linha.(leia mais abaixo)

O pedido de cancelamento deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana.(leia mais abaixo)

A iniciativa é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começou com a primeira etapa do projeto em 2019 com atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o País. Em 2020, houve a disponibilização do Portal de Consulta de Linhas por CPF.

Fonte: Extra

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