Veja as datas de pagamento do IPVA 2023

Quitação à vista garante desconto e valor pode ser parcelado em 3x

Foto: Divulgação.

Os proprietários de carros emplacados no Rio já podem organizar as finanças para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. O calendário — elaborado pela Secretaria estadual de Fazenda — consta de um decreto a ser publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial. A exemplo de anos anteriores, o valor poderá ser pago à vista — com desconto de 3% — ou dividido em três parcelas, sem abatimento. A primeira data de vencimento será o dia 23 de janeiro, para automóveis com final de placa 0. (leia mais abaixo)

O pagamento do imposto deverá feito por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que poderá ser emitida pelo Portal do IPVA da Secretaria de estadual de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br), a partir de janeiro. (leia mais abaixo)

Para emitir a GRD, será preciso informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou do CNPJ do proprietário. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, inclusive por meio de internet banking. (leia mais abaixo)

Cálculo do valor

O imposto é calculado sob diferentes alíquotas, de acordo com o combustível utilizado. Para carros flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal do veículo. Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%. (leia mais abaixo)

A cobrança do IPVA considera os preços de mercado dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela com os valores venais deverá ser publicada até o fim do mês. (leia mais abaixo)

Vale lembrar que, além do imposto, o motorista terá que pagar a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ, que deverá ser quitada por meio da Guia de Regularização de Taxas (GRT). O valor (ainda não divulgado) será destinado à emissão do Certificado de Registro er Licenciamento de Veículo (CRLV), que agora existe apenas na versão digital. Esta guia também poderá ser emitida pelo site do Bradesco, a partir do mês que vem. (leia mais abaixo)

O Detran.RJ ainda vai divulgar o calendário de licenciamento por final de placa.

Fonte: Extra

 

Relacionados