A Praia do Forno, em Armação dos Búziose a Praia de Itaúna, em Saquarema, conquistaram pela primeira vez o certificado. Já a Praia do Peró, em Cabo Frio, teve o certificado renovado pela quinta vez. (leia mais abaixo)
O júri internacional avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas para receber a premiação. No total, 40 locais vão ser certificadas com a Bandeira Azul para temporada 2022/2023. (leia mais abaixo)
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul, segundo os organizadores, é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o prêmio, é necessário atender uma série de critérios, mantidos e comprovados anualmente. (leia mais abaixo)
Praia do Forno
Após 20 anos de tentativas, essa á a primeira vez que Búzios consegue o certificado. Uma equipe técnica de profissionais foi designada exclusivamente para o realizar todo o processo do cumprimento dos pré-requisitos exigidos pelo Programa Bandeira Azul. (leia mais abaixo)
Praia de Itaúna
Palco do campeonato mundial de surfe, a Praia de Itaúna, foi a primeira da cidade a receber o certificado. (leia mais abaixo)
Praia do Peró
Com 7,2 kms de costa com águas cristalinas, a Praia do Peró é a única no mundo onde a Bandeira Azul foi conquistada a pedido da comunidade, no caso os Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação da orla da praia, que integra o Parque Estadual da Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Essa é a quinta vez que a praia recebe o selo.