O último dia do mês de outubro no Clube da Terceira Idade, localizado no Parque Tamandaré, foi marcado pela conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizou na manhã desta segunda-feira (31), uma palestra sobre a importância de prevenir o surgimento da doença, ministrada pela médica Maria Nagime, mastologista do Centro Dia de Guarus. Ao final da ação, foi feita soltura de balões rosas, simbolizando o final das programações do Outubro Rosa.
A subsecretária da pasta, Rosilane Tavares, diz que os cuidados durante o Outubro Rosa têm que ser se estender aos outros meses. “Todos os dias nós precisamos cuidar da saúde, principalmente das mulheres idosas. Então, no decorrer desse mês de outubro, várias palestras foram realizadas para trazer concentração, falar sobre a necessidade de prevenir e tratar da saúde. Trazemos conhecimento para nossos idosos, para que eles possam viver mais e melhor”, comentou.
“O mês de outubro é um mês que a gente sempre procura fazer a avaliação das pacientes da terceira idade, que é uma população de risco. Esse mês de outubro serve tanto para abordar a prevenção do câncer de mama, por meio da realização do autoexame, da mamografia, quanto outras questões associadas. Para a mulher olhar mais para ela mesma e tomar conta da sua saúde para ter uma vida saudável por bastante tempo”, disse a médica Maria Nagime.
Jorgelina Vidal, frequentadora do Clube da Terceira Idade, comentou sobre a importância das palestras. “Eu vim a essa palestra, porque eu acho muito importante estar sempre lembrando do perigo que é o câncer de mama para as mulheres. Muitas já perderam a vida por essa doença, então eu acho muito boa a iniciativa da subsecretaria em trazer a Maria para conversar com a gente sobre”, afirmou.