Tarcísio Miranda avalia como produtiva audiência para discussão de nova concessão da BR-101

Pré-candidato a deputado federal por Campos, engenheiro aponta soluções concessões

Foto: Campos 24 Horas.

A preocupação da sociedade civil de Campos quanto aos investimentos no setor da infraestrutura viária para desafogar o trânsito de carga da área urbana da cidade e atender a demanda de tráfego do Porto do Açu, se relaciona ao tempo estimado 10 anos para conclusão das obras, previsão do engenheiro Delmo Pinho, assessor especial da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e ex-secretário estadual de Transportes. Na última terça-feira (28), representantes de entidades de classe, do governo municipal, do Ministério da Infraestrutura e da concessionária Arteris Fluminense participaram de uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discussão do novo projeto de concessão e licitação da BR-101 e BR-356.  O engenheiro e pré-candidato a deputado federal por Campos, Tarcísio Miranda (MDB) falou ao Campos 24 Horas sobre a reunião, a avaliando como produtiva, esclareceu alguns pontos e apontou soluções para as concessões. (leia abaixo)

“Quando a iniciativa privada e o poder público debatem e discutem alternativas para os problemas da cidade, temos chances de acertar mais e quem ganha é a população. A sociedade civil está de parabéns com a iniciativa de realizar a audiência. É preciso pressionar os órgãos federais e o futuro ganhador de licitação das BRs para acelerar as obras o mais rápido possível. Só assim vamos conseguir desenvolver os municípios do Norte Fluminense”, disse Tarcísio, também engenheiro civil. (leia mais abaixo)

A iniciativa do evento foi da Fecomércio e teve como um dos principais objetivos ouvir as demandas dos municípios cortados pelas rodovias federais que são objeto da futura licitação para concessão da BR-356, nos trechos entre Viçosa (MG)/Itaperuna/Campos/São João da Barra, bem como a relicitação para concessão da BR-101 no trecho entre Niterói/Macaé/Campos/divisa com o Espírito Santo.   (leia mais abaixo)

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, que representou o prefeito Wladimir Garotinho, também destacou a importância da união de esforços das entidades para atual junto ao governo federal, em pressionar de forma pacífica para que o processo não se prolongue, haja vista o atraso na realização de obras previstas como o contorno da BR-101 em Campos e que a concessionária desistiu da concessão sem que o projeto fosse executado. (leia mais abaixo)

Temos seis quilômetros na BR-101 no perimetro urbano que causa congestionamento diariamente, até mesmo fora do horário de rush, e a cidade não suporta mais essa situação. Por isso, antes mesmo da nova concessão, estamos trabalhando junto ao Ministério e da Arteris para intervenções que possam minimizar as questões que afetam a rodovia e a vida da cidade hoje”, disse Felipe. (leia mais abaixo)

Além dos congestionamentos na área urbana de Campos cortada pela BR-101, as obras (que constam ainda da construção de trevos, pontes) também serão de importância capital para a melhoria das condições do tráfego na rodivia com a duplicação de vários trechos que ainda faltam, vidando manutenção do ritmo de crescimento do complexo do Porto do Açu. (leia mais abaixo)

Há ainda outras obras previstas pelo governo estadual com participação setor privado, atraves de concessão, como a RJ-244, que interligará o Açu à BR-101, cortando parte do municipio de São João da Barra.

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