Nesta sexta-feira, 7, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra se mobiliza para mais um mutirão de prevenção e combate à Dengue, Zika e Chikungunya. É o quarto neste início de ano e o primeiro do mês de fevereiro entre os sete programados para o verão, sendo três em janeiro e quatro em fevereiro. Além dos mutirões normais às sextas-feiras, o NCZ está realizando também, em separado, ações contra o mosquito Aedes aegypti nos cemitérios do município. (leia mais abaixo)
O mutirão desta sexta será nas localidades de Cazumbá, Açu e Roças Velhas. Os agentes de combate às endemias irão vistoriar residências e estabelecimentos comerciais atrás de possíveis focos do vetor. Durante as visitas, as equipes de campo reforçam com os moradores e comerciantes as orientações sobre como evitar e combater o Aedes aegypti e os focos de larvas. (leia mais abaixo)
“É de extrema importância que a população receba os agentes de combate a endemias. Temos uma equipe muito capacitada para identificar os possíveis focos do Aedes aegypti e, assim, fazer o tratamento ou a eliminação desse possível criadouro”, afirmou o diretor do NCZ, Matheus Moreira. (leia mais abaixo)
Nos três mutirões regulares de verão, as equipes do NCZ já passaram por imóveis na Sede, em Atafona (Vila Esperança) e Grussaí (Lagoa) na primeira ação; depois em Grussaí (Figueira), Sabonete, Açu e no distrito de Barcelos; em seguida visitaram bairros da Sede, Nova Grussaí e Santa Rita (Atafona), além da Lagoa, em Grussaí. Ao todo, foram 2.876 imóveis visitados, entre residenciais e comerciais, e 24 amostras de larvas recolhidas para exames de laboratório. (leia mais abaixo)
Nos cemitérios – Quanto aos cemitérios, em datas diferentes em relação aos mutirões regulares, equipes já realizaram ações no principal deles, localizado na Sede, e no de Roças Velhas. Falta agora visitar o de Capela de São Pedro e o de Amparo. A ação nesses dois últimos será realizada no dia 12 de fevereiro, fechando o ciclo específico nos quatro cemitérios do município.