A Prefeitura de São João da Barra prorrogou até a sexta-feira da próxima semana, dia 17, o prazo para as inscrições do programa municipal de incentivo ao ensino superior. Moradores do município, que desejam conseguir a Bolsa Universitária, que pode chegar a até 100% do valor da mensalidade, devem comparecer à sede Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 16h, com a documentação exigida. As inscrições estão abertas desde o dia 6 e seriam encerradas nesta sexta-feira, 10, mas o prazo foi prorrogado por mais uma semana.
Os estudantes que pretendem concorrer à Bolsa devem residir no município há pelo menos três anos e possui renda familiar mensal insuficiente para custear a graduação. Os requisitos para a concessão do benefício, bem como os detalhes do programa, estão disponíveis no decreto 075/2022. (aqui).
Os interessados devem levar à Secretaria de Educação — Rua Coronel Cintra, 141, Centro —, em um envelope lacrado, as cópias dos seguintes documentos: identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; certificado de reservista (estudantes do sexo masculino); histórico escolar (ensino médio), declaração de matrícula assinada e carimbada pela instituição de Ensino Superior (graduação) devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação; boleto e comprovante de pagamento da mensalidade referente a janeiro de 2023; uma foto 3×4; comprovante de residência (água ou luz); além de comprovante de renda dos membros da família (contracheque; declaração de autônomo preenchida pelo contador ou IRPF exercício 2021).
Caso o comprovante de residência seja em nome de terceiros, que não façam parte da composição familiar, o proprietário do imóvel deve preencher uma declaração, atestando a moradia do universitário. Em caso de aluguel, a cópia do contrato também deve ser anexada.
Candidatos ao programa que já estejam cursando do 2º período em diante devem anexar, ainda, a declaração de frequência semestral emitida pela instituição de ensino, referente ao 2º semestre de 2022, e o Coeficiente de Rendimento (CR) do mesmo período.
Também é necessário levar uma ficha de cadastro, já preenchida e assinada, além de duas declarações de moradia, preenchidas por vizinhos, atestando que o candidato à Bolsa Universitária reside na localidade há mais de três anos. Os comprovantes de residências, nos nomes dos vizinhos, também devem ser anexados. Os formulários de cadastro e declaração de moradia estão disponíveis ao final da matéria.
Não há restrições de cursos no programa municipal de incentivo ao ensino superior de São João da Barra. Após a entrega dos envelopes, os candidatos recebem um protocolo. Eles serão avaliados por uma comissão. Vale lembrar que a falta dos documentos exigidos pode levar à eliminação do candidato. E todos os contatos com os universitários, a partir de então, são feitos por email.