A Coordenação de Igualdade Racial e o Departamento de Infância e Adolescência, ambos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, participaram do 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas no dia 30 de junho, no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã. O objetivo foi discutir políticas públicas de igualdade racial para beneficiar as populações de matrizes africanas da região.
“Foi muito bom e importante participar deste seminário para ampliarmos os nossos conhecimentos. Uma oportunidade única de aprendizado para, cada vez mais, desenvolvermos ações que visem o empoderamento dos negros em nosso município e a implantação de políticas públicas com o intuito de combater o racismo”, declarou a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro.
Do Departamento Municipal de Infância e Adolescência de São João da Barra estiveram presentes Mayck Lalanga e Elisângela Alves, além de representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro que integram a Rede Global de Cidades Antirracistas.
“Dando continuidade às ações em nosso município vamos comemorar o mês da Mulher Negra Latino Americana Caribenha com um evento denominado ‘Café Sem Fronteiras Raciais’, no dia 7 de julho, das 9h às 17h, no Centro Cultural Narcisa Amália e no dia 25 de julho, numa parceria entre as secretarias municipais de Turismo e Lazer e de Assistência Social e Direitos Humanos, a implantação de um projeto voltado para as artesãs negras, que ganharam um espaço para comercializar os seus produtos em Atafona. Já no dia 30, em Copacabana, participaremos da 9ª Marcha das Mulheres Negras”, informou Cristiane.