A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza nesta sexta-feira (30) o Seminário Setembro Verde, em alusão ao Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento terá como tema: “Conectados por uma sociedade inclusiva” e acontecerá na Câmara Municipal de Campos, a partir das 8h. (leia mais abaixo)
Podem participar do Seminário estudantes, profissionais da área e população em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da prefeitura (AQUI). O evento acontece em parceira com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE).(leia mais abaixo)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social assiste 771 usuários portadores de necessidades especiais, por meio de organizações sociais. A prefeitura cofinancia, através de termo de parceria de quatro instituições, APOE, APAPE, APAE e Educandário São José Operário. O governo ampliou em 10% no número de pessoas assistidas.(leia mais abaixo)
A prefeitura mantém a Residência Inclusiva, que atende 11 usuários que contam com seis refeições e acompanhamento médico e multidisciplinar. A oferta dos serviços para pessoas com deficiência está na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais: Proteção Social Especial de Média Complexidade.(leia mais abaixo)
“Ser deficiente não pode ser motivo de exclusão. Por isso estamos convidando a sociedade para conversamos sobre ações que possam melhor a qualidade de vida dos usuários e suas famílias. A deficiência não precisa ser entendida como defeito, mas sim como diversidade. Os deficientes podem ocupar todos os espaços que quiserem”, destaca o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho.(leia mais abaixo)
SOBRE O DIA
Comemorado desde 2015, o dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que serão realizadas no período.(leia mais abaixo)
PROGRAMAÇÃO
08h00min- Credenciamento e visita aos stands das OSCs
9h- Abertura, boas-vindas retrospectiva do Setembro verde 2021,
Eliminando Barreiras para potencializar a inclusão
09h20min- Apresentação da APAE
9h30 – Mesa com o tema Conectados por uma sociedade inclusiva” – representantes do poder público e sociedade civil
10h30min- Apresentação da APAPE
11h- Primeiro palestrante- Lídice Versiani “Integração dos marcos do desenvolvimento para estimular e alcançar uma sociedade inclusiva”
11h30min- Segundo palestrante – Letícia Vitarelí “ Direito ao acesso à educação e estratégias que facilitam o processo de inclusão”
12h- Debate mediado por Naira Peçanha.
12h50min- Apresentação da APOE.