jornal-campista-1-1536x688

Sessão Solene pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Câmara

Ação contou com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, por meio da Museu Histórico e do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho

Foto: Divulgação.

O Bicentenário da Independência do Brasil ganhou sessão solene na Câmara Municipal de Campos na noite desta segunda-feira (5). A ação foi fruto de uma parceria do Legislativo com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), por meio de um trabalho feito pela Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG). (leia mais abaixo)

Conduzida pelo presidente da CMCG, vereador Fábio Ribeiro, a sessão começou com as execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência, pelo pianista, Ivan Glória Machado. Em seguida, discursaram o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; o vice-presidente do IHGCG, Adelfran Lacerda; a superintendente da Emugle, Eliene Silva, e a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard. (leia mais abaixo)

“Em 1822, na Casa da Câmara, então localizada no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, os vereadores da época fizeram uma representação que foi remetida para D. Pedro I, se manifestando oficialmente pela adesão da Vila de São Salvador dos Campos dos Goitacazes à causa da Independência. Toda essa participação do Legislativo Campista, na história do país, nos enche de orgulho, principalmente na passagem dos 200 anos da independência”, observou Fábio Ribeiro. (leia mais abaixo)

HOMENAGENS – Placas com o registro da passagem do Bicentenário da Independência foram entregues a homenageados do Legislativo, durante a Sessão Solene. Além dos componentes da mesa, foram homenageados: o prefeito Wladimir Garotinho; o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco; o presidente do IHGCG, Genilson Soares; a historiadora, Sylvia Paes, o professor Carlos Eugenio Soares e o juiz diretor do Fórum da Comarca de Campos dos Goytacazes, Heitor Carvalho Campinho. (leia mais abaixo)

PALESTRA E APRESENTAÇÃO – A palestra “200 Anos da Independência do Brasil e a Vila de São Salvador dos Campos dos Goitacazes (1822)”, proferida pelo professor, Carlos Eugenio Soares, trouxe importantes reflexões sobre o tema, na realidade local. Em seguida, a apresentação do Relatório de Pesquisa sobre os Documentos do Arquivo de Câmara Municipal, referentes à Independência, foi exibida pelas estagiárias Emugle, Gabriela Carneiro e Juliana Sousa e pela historiadora do MHCG, Thalita Gomes. (leia mais abaixo)

A Sessão Solene contou com as presenças do secretário municipal de Transparência e Controle, Rodrigo Resende; do presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula, e do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos), Mário Filho.

Relacionados