Serviço de achados e pedidos devolve documentos, chaves e telefone celular

Divulgação/Secom

Mais de 25 documentos, chaves e um telefone celular perdidos durante o carnaval de São João da Barra foram devolvidos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Os donos dos objetos são localizados pelo Núcleo de Inteligência (Nuint), que é coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e conta com um policial militar credenciado pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) com acesso a sistemas de busca de dados.

A demanda do serviço de achados e perdidos aumenta durante a alta temporada, especialmente nos dias de grandes eventos. Foi em um deles que Thiago Costa, 39, trabalhador do Porto do Açu, perdeu a carteira de identidade e o cartão de vacina. Foi no início de fevereiro no show do cantor Tierry em Grussaí, onde Thiago mora.

Ele só descobriu que perdeu os documentos no dia seguinte e cinco dias depois, para sua surpresa, recebeu uma mensagem de Whatsapp do Ciosp informando que seus documentos haviam sido localizados. “Foi incrível como conseguiram me encontrar. Eu já estava começando a tentar agendar a segunda via quando chegou a ótima notícia”, comemorou.

O coordenador do Ciosp, Marcos Teixeira, explica que o serviço de achados e perdidos funciona 24 horas por dia. “Temos agentes capacitados e credenciados para acessar os sistemas que permitem localizar os proprietários dos documentos, que são devolvidos aos órgãos expedidores após 90 dias, caso não sejam retirados”.

Os telefones de contato do serviço, que funciona na Rua Barão de Barcelos, no prédio da Rodoviária Municipal, são 153 e 9991-53153 (ligação ou WhatsApp).

“O cadastro de achados e perdidos tem sido muito útil para sanjoanenses e turistas que nos visitam e acabam perdendo objetos, principalmente nos eventos, e felizmente temos conseguido localizar grande parte dos proprietários”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.

Atualmente há no setor cinco documentos e duas chaves à espera dos seus proprietários.

Créditos: Secom

Relacionados