Foi realizado, nessa segunda-feira (20), o I Seminário do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na oportunidade, foi explicitado o cenário epidemiológico das patologias mais frequentes no município entre 2021 e 2024, como meningites, leptospirose, febre maculosa, Síndromes Respiratórias Agudas Graves, sífilis, dengue e chikungunya. Também foi apresentado o layout do portal CIEVS, que será importante para fornecer informações à população sobre o cenário epidemiológico, doenças infecciosas e análises epidemiológicas do município.(Leia mais abaixo)
O portal, que foi desenvolvido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), também incluirá um link para notificação de doenças compulsórias, permitindo que os profissionais de saúde acessem fichas editáveis e enviem notificações diretamente para a Vigilância Epidemiológica.(Leia mais abaixo)
“O seminário permitiu à Vigilância em Saúde estabelecer metas para garantir transparência no processo de informação. O CIEVS é responsável pela vigilância em tempo real e consolidação de dados epidemiológicos, incluindo leptospirose, dengue, Covid-19, doenças respiratórias, meningites e outras doenças de notificação. Outra coisa é que a criação de um painel de informações atualizado semanalmente visa fornecer dados precisos à população de Campos, promovendo transparência e possibilitando estudos acadêmicos e científicos”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.(Leia mais abaixo)
O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, também avaliou esse primeiro seminário como de suma importância. “Campos é uma das poucas cidades do interior com uma equipe completa do CIEVS, incluindo plantão 24 horas. Essas informações apresentadas aqui hoje são essenciais para planejar as ações da Secretaria de Saúde e prevenir doenças na cidade. A troca de informações com a equipe do CIEVS é fundamental para manter a vigilância e tomar medidas preventivas”, pontuou.(Leia mais abaixo)
Em relação ao portal, a responsável técnica pelo CIEVS/Campos, a infectologista Andréya Moreira, disse que o site será de suma importância para conhecimento da população no que tange o cenário epidemiológico e de como essas análises são feitas no município. “O portal estará inicialmente vinculado ao site da Prefeitura e será crucial para lidar com doenças emergenciais e promover a saúde pública”, informou.(Leia mais abaixo)
CIEVS — A sala do CIEVS/Campos foi criada em outubro de 2020, tendo sido destaque nacional com a chegada da variante Delta da Covid-19 ao país, no final daquele ano. O CIEVS/Campos é vinculado ao CIEVS nacional, sendo um dos 190 distribuídos por todo o território brasileiro e vem desenvolvendo suas funções de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública, para, a partir daí, traçar ações de combate e prevenção de forma mais rápida.