O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, participou nesta quinta (26) e sexta-feira (27) do Programa de Liderança de Desenvolvimento Regional (Líder), promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ). O evento, realizado em Macaé, reuniu lideranças dos setores público e privado, como secretários de municípios fluminenses, empresários, presidentes de associações, representantes do Terceiro Setor. No último dia 11, o prefeito Wladimir Garotinho participou do lançamento do programa na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos).
O prefeito de Macaé, Welbert Rezende, participou da abertura do evento, realizado no auditório do Hotel Royal Palace. De acordo com Knust, a troca de experiências durante o evento foi muito enriquecedora e tende a ser um grande fio condutor para o fortalecimento regional. “Pudemos compartilhar experiências e estratégias dos municípios da região. Cada município tem sua vocação e, quando estão unidos, o resultado pode ser muito melhor para todos”, disse o secretário.
– O programa Líder já acontece no país e está se consolidando na Região Norte. A ideia é desenvolver e fortalecer lideranças no Norte e Noroeste Fluminense. Um trabalho feito em conjunto, que vai durar até dezembro. São encontros que serão revezados entre Campos e Macaé. Foram dois dias de imersão, onde estiveram em debate temas envolvendo o desenvolvimento regional – informa o secretário Knust, ressaltando a importância do programa no fortalecimento regional com o fomento da economia e geração de emprego e renda.
O coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, falou sobre o evento. “ Junto com nossa Gerência de Políticas Públicas organizamos essa agenda com muito carinho e dedicação. Estamos entusiasmados com o poder da integração dessas grandes lideranças, imbuídas em trabalhar em conjunto para que a região como um todo tenha desenvolvimento sólido no médio e longo prazos. Foi um trabalho intenso de articulação para colocar em um mesmo ambiente tantos atores de extrema potência e experiência em suas atividades. O Sebrae vai investir bastante para que essa integração seja cada vez mais representativa e que tenhamos os próximos encontros cada vez mais construtivos”, disse Reche.
Participam do programa os municípios de Campos, Macaé, São João da Barra, Carapebus, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Quissamã e Cardoso Moreira.