Secretaria de Saúde de Campos dá capacitação a médicos e enfermeiros

Foto: Divulgação

with 189766 640x427

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Hiperdia, realiza, nesta terça-feira (14), capacitação de médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para a melhoria no atendimento e tratamento aos pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. O encontro acontece a partir das 10h, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura.

O cardiologista Elias Antônio Yunes, coordenador do Hiperdia, ministrará palestra sobre a hipertensão. Ele explicou que, durante o encontro, os profissionais serão informados quanto aos protocolos de diagnóstico, fluxo de atendimento e tratamento dessas doenças, que têm alta prevalência entre a população. O endocrinologista Guilherme Alcântara, a convite do cardiologista Elias Yunes, vai falar sobre o diabetes.

“A hipertensão e o diabetes são dois fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no mundo”, disse Elias. O Hiperdia tem por objetivo acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos. A sala do programa, que é um dos mais antigos do município, funciona no Centro de Saúde, anexo à Secretaria de Saúde. Ele tem como braço o Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, situado à Rua Salvador Corrêa, nº 146, no Centro.

O encaminhamento ao programa é feito pelas UBSs. “Será o clínico da UBS quem vai identificar o problema e encaminhar esse paciente para acompanhamento pelo programa, feito por meio de unidades especializadas, que são a UBS da Penha, Centro de Saúde de Guarus, UBS de Ururaí e de Tocos”, ressaltou Elias Yunes.

Já para o recebimento de insumos, como fita para medir a glicose, seringa, lanceta, insulina e aparelho de glicemia, no caso dos portadores de diabetes, o paciente precisa comparecer à sala do programa para abrir processo, com a documentação necessária e encaminhamento médico.

Relacionados