Quem vai viajar para outras regiões do país ou para o exterior precisa certificar-se de que suas vacinas estão em dia. Em Campos, para a aplicação dos imunizantes que vão prevenir doenças como a febre amarela, as pessoas devem se dirigir ao Ambulatório de Medicina do Viajante, que funciona no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), na Secretaria Municipal de Saúde.(leia mais abaixo)
Segundo o subsecretário da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro, a vacina que o viajante vai precisar tomar depende do país a ser visitado. “No ambulatório, avaliamos se há alguma doença endêmica, surto ou epidemia na região ou país que a pessoa pretende ir para depois orientarmos quais as vacinas que ela terá que tomar,” explicou o médico.(leia mais abaixo)
Ele disse ainda que, outra medida de prevenção, como é o caso da malária, é a quimioprofilaxia medicamentosa. “Ela consiste no uso de drogas antimaláricas que a pessoa vai tomando em doses subterapêuticas”, afirmou Rodrigo Carneiro, ressaltando que o objetivo da secretaria de Saúde é tornar a viagem a mais segura possível do ponto de vista sanitário. “Queremos que a pessoa volte protegida, que não adoeça e traga para o município doenças já controladas”.(leia mais abaixo)
O assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro, disse que as pessoas que vão viajar e desejarem atendimento no CRIE devem ligar para o número (22) 99800-2030 para o devido agendamento. O aconselhável é buscar atendimento com antecedência mínima de quatro semanas antes da viagem, para que o organismo produza resposta imunológica à vacina.