As mudas ou materiais de propagação vegetal são as principais formas de disseminação de pragas e doenças entre as plantas.
Dentre os vegetais que possuem normativas quanto a produção, comércio e trânsito, as espécies cítricas despontam como de grande interesse, visto que são potenciais hospedeiras e veiculadoras de pragas de importância dentro da citricultura, como o Greening e o Cancro Cítrico.
Diante deste fato, a Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro vem envidando esforços no sentido de identificar e orientar os proprietários de estabelecimentos de vendas de mudas, os chamados “viveiros”, com relação aos requisitos para aquisição desses materiais oriundos de outros Estados, bem como a sua manutenção até a venda. Espécies vegetais como as dos citros possuem normativas que dispõem desde a necessidade de documentos, como a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e Autorização de Entrada de Vegetais (AEV) para ingresso e circulação no Estado, até a obrigatoriedade de um ambiente telado para manutenção destas mudas.
Estabelecimentos contatados que não têm providenciado as adequações documentais e estruturais necessárias, previstas na legislação vigente, têm tido suas mudas apreendidas e destruídas em função do risco de introdução e disseminação de pragas.
Para orientações quanto aos requisitos necessários para aquisição de mudas oriundas de outras unidades da federação (principalmente de fruteiras como citros, uva, banana, etc.), recomendamos que os interessados entrem em contato com um Núcleo de Defesa Agropecuária mais próximo da sua região por meio deste link: https://bit.ly/2FUeQqT