Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro participa do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Estados do Sul e Sudeste debatem sobre temas importantes para agropecuária nacional no primeiro dia do Consórcio

Divulgação

O 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) teve início nesta quinta- feira (02), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul do Rio, com a participação de secretários dos sete estados que integram as regiões. Foram iniciados 24 grupos de trabalho com temas sobre Agricultura, Turismo, Educação, Inovação e Tecnologia, Cultura, Segurança Pública, entre outros. A Secretaria de Estado de Agricultura levou aos integrantes temas relevantes da Defesa Agropecuária para o Sul e Sudeste, como o risco da influenza aviária para o Brasil e o sistema eletrônico de controle de agrotóxicos.

No primeiro dia do encontro, secretários estaduais de Agricultura e representantes técnicos participaram do grupo temático da pasta. O objetivo foi a troca de experiências e o planejamento de ações integradas. Presente na abertura do grupo de trabalho, o secretário de Agricultura, Dr. Flávio, presenteou os secretários estaduais de agricultura e representantes com um kit com alguns produtos regionais, originários da agricultura familiar.

– Ter a oportunidade de participar de encontros como esses é essencial para o fortalecimento, integração e troca entre os estados. Além de aproximar as ideias e reforçar o diálogo com os nossos pares, o Cosud traz discussões de grande relevância para todos os sete estados participantes – destacou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

Com foco nos debates da Defesa Agropecuária, o primeiro dia do consórcio reuniu dezenas de participantes no GT da Agricultura e trouxe bons resultados nos grupos de trabalho.

– A Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro participa desta 7° edição do COSUD trazendo para o fórum a experiência do estado e a discussão de temas atuais de extrema relevância como o controle do uso e comércio de agrotóxicos e planejamento estratégico de prevenção à influenza aviária – ressaltou o responsável pelo grupo de trabalho, Ilso Lopes.

Grupo de trabalho Agricultura

Os setes estados que compõem o Consórcio respondem por 70% da economia do país, para demonstrar toda essa força os grupos de trabalho foram separados por tema. Enquanto Minas Gerais espera ser reconhecida pela efetividade das políticas públicas e ações em prol do desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro, o Rio de Janeiro tem a visão de uma defesa agropecuária forte e estruturada, atendendo os anseios da população humana e de sustentabilidade.

São Paulo trouxe a sustentabilidade econômica, social e ambiental e o Paraná pretende obter uma agricultura de alto resultado, produzindo de forma sustentável, com gente de renda e feliz no campo.

Já o Espiríto Santo deseja se tornar o estado referência em desenvolvimento rural sustentável de forma harmônica e equilibrada em todas as regiões, tendo como alvo principal a melhoria de qualidade de vida das famílias rurais de baixa renda no campo, enquanto o Rio Grande do Sul busca produzir, em volume e qualidade, observando com rigor a sustentabilidade, preparados para conviver com a diversidade dos fenômenos naturais.

Por isso, além de estruturar e fortalecer a defesa agropecuária e ofertar melhor qualidade de vida à população Sul-Sudeste, o encontro foi marcado por pontos convergentes entre os estados participantes.

Créditos: Baixada Campista

Relacionados