jornal-campista-1-1536x688

Saúde de Campos presente em inauguração do Centro de Inteligência em Saúde do Estado

O médico infectologista, Charbell Kury, superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, participou da solenidade realizada nesta sexta-feira no Rio

Foto: Divulgação.

O superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, médico infectologista Charbell Kury, representou a Secretaria Municipal de Saúde, na solenidade de inauguração do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) pelo Governo do Estado, realizada nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro. O CIS está situado na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

O sistema une, num mesmo ambiente digital, o monitoramento da incidência de doenças, em tempo real, facilitando a identificação de possíveis epidemias. O CIS também inova ao implantar equipes de navegadores que vão acompanhar a regulação de consultas, exames e cirurgias, desde o momento em que o paciente entra na regulação até após a realização do procedimento.

Paralelo à inauguração, segundo Charbell Kury, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, ministrou palestra reforçando a criação de estratégias para o aumento da cobertura vacinal e a descentralização do atendimento da tuberculose, principalmente em cidades que possuem presídios, para o diagnóstico e tratamento precoces.

“A incidência de tuberculose em presos é bem mais alta do que na população em geral. O Estado do Rio tem interesse em apoiar as cidades que têm presídios para que haja a descentralização dos serviços”, disse Charbell, ressaltando que Campos possui o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), na Estrada do Santa Rosa, no Parque Santa Clara, próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG).

O médico citou ainda à adesão de Campos à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C nos presídios, serviços esses implantados pelo governo Wladimir Garotinho.

Nos próximos meses, de acordo com Charbell, o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Mário Sérgio Ribeiro, virá a Campos para traçar as estratégias de descentralização do programa de tuberculose. “O Estado está disponibilizando também a unidade (caminhão) de tomografia móvel”, acrescentou.

Além de Jarbas Barbosa, participaram da cerimônia de inauguração do CIS, o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, a subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello, a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross, a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Maria Augusta Monteiro, e o ex-secretário de Estado de Saúde e presidente do Instituto Vital Brasil, Alexandre Chieppe.

Relacionados