Rodrigo: ascensão, batismo de fogo, recursos para Campos e paz com os Garotinho

Campos 24H mostra ascensão meteórica em cada degrau até a presidência da Alerj do deputado campista que se consolidou como uma liderança estadual

Foto: Campos 24 Horas/reprodução.

Postado por Fabiano Venancio – Em sua meteórica ascensão de uma carreira política em firme escala ascendente, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) galgou mais um importante degrau em seu segundo mandato parlamentar, agora alçado à presidência da Assembleia Legislativa (Alerj). O site Campos 24 Horas mostra toda a trajetória de Bacellar como deputado e sua atuação em momentos decisivos da política fluminense até se consolidar como uma liderança estadual. Um dos maiores desafios, numa espécie de ‘batismo de fogo’, foi relator do processo de impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PSC). Após mostrar todo seu poder de articulação e de fazer alianças, fez o governador Cláudio Castro logo requisitá-lo para a estratégica Secretaria Estadual de Governo. Atuou também diretamente na última eleição para Prefeitura de Campos. Também teve participação direta para trazer recursos estaduais para Campos, a exemplo da reforma do Hospital Geral de Guarus (HGG). E ainda teve participação direta na construção de uma relação de harmonia e paz entre os grupos Bacellar e Garotinho, colocando fim a um período de hostilidades. O Campos 24 Horas mostra como tudo aconteceu na trajetória do primeiro campista que se tornou presidente da Alerj, desde a política estudantil e as passagens pelo Tribunal de Contas e Fenorte. (Leia abaixo)

PRIMEIRO DESAFIO – No primeiro desafio a ser enfrentado pelo filho do ex-vereador Marcos Bacellar, sua capacidade testada quando foi logo mostrando seu preparo na execução de importantes tarefas de bastidores do jogo pesado da política estadual, ao cumprir papel preponderante como relator do processo de impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PSC), por denúncias de improbidade, abrindo espaço para a ascensão do então vice governador Cláudio Castro (PL) ao Palácio Guanabara.  (Leia mais abaixo)

Depois deste batismo de fogo, Bacellar saltou para outros vôos igualmente complexos que encaminharam sua consolidação como liderança estadual.  (Leia mais abaixo)

BASTIDORES – Na Alerj, reforçou a confiança de Castro e costurou acordos e alianças com diferentes lideranças, partidos e correntes políticas, que lhe alçaram à posição de líder do governo na Casa.  (Leia mais abaixo)

Logo também passou a ocupar espaços no jogo do poder, ao ocupar cargos relevantes como a cobiçada Comissão de Constituição de Justiça (ficou com a vice-presidência), por cujo crivo passam praticamente todas as matérias aprovadas no Legislativo fluminense. Atuou também como presidente da Comissão de Normas Internas e Proposições Externas e na Comissão de Minas e Energia. (Leia mais abaixo)

ARTICULADOR – Sua capacidade como hábil articulador fez Cláudio Castro logo requisitá-lo para a estratégica Secretaria Estadual de Governo, onde são implantados programas e políticas públicas de relevância estratégica para a sustentação política da administração estadual, como o Segurança Presente e o RJ Para Todos. (Leia mais abaixo)

EFEITO BRUNO CALIL – Nas eleições de 2018, Rodrigo Bacellar pinçou a candidatura do médico Bruno Calil para a Prefeitura de Campos, quando o novato concorrente somou mais de 32 mil votos, votação suficiente para forçar a realização de um segundo turno entre Wladimir Garotinho (PSD) e Caio Vianna (PDT). (Leia mais abaixo)

Desde o início de sua trajetória, o parlamentar vinha sustentando uma acirrada disputa com a família Garotinho na disputa pelo poder político em Campos, a exemplo do seu pai.  (Leia mais abaixo)

LIDERANÇA – Mas após a eleição do seu irmão, o vereador Marquinhos Bacellar (SD), para a presidência da Câmara, os dois grupos chegaram a um acordo com o fim das hostilidades e a construção de uma relação de harmonia e paz. (Leia mais abaixo)

A parceria entre governos estadual e municipal tem resultado em investimentos importantes para Campos, como a reforma completa do novo Hospital Geral de Guarus (HGG), a construção do novo Shopping Popular Michel Haddad (camelódromo), do Restaurante do Povo, além de obras de infraestrutura em vários bairros com o programa Bairro Legal e recuperação de estradas vicinais, assim como o asfaltamento de dezenas de ruas.  (Leia mais abaixo)

VOTAÇÃO – O desempenho eleitoral de Bacellar só faz confirmar sua ascensão. Nas eleições de 2018, obteve 26.135 votos; quatro anos depois, saltou para 97.822 eleitores que renovaram seu mandato nas urnas.

Autor e coautor de diversas leis na Alerj, Rodrigo Bacellar é advogado com pós-graduação em Direito Constitucional e em Prática de Direito Administrativo Avançada. Possui MBA em Gestão Pública.  (Leia mais abaixo)

TRAJETÓRIA – Sua experiência no serviço público inclui ainda o cargo de assessor da Secretaria Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) entre 2007 e 2009. Em 2011 foi presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte). (Leia mais abaixo)

Mas tudo começou mesmo na política estudantil, onde o atual presidente da Alerj começou aos 14 anos, no Grêmio Estudantil do Liceu de Humanidades de Campos e na presidência do diretório acadêmico da Universidade Estácio de Sá.

 

Relacionados