A Mesa Diretora do Parlamento Inter-regional se reuniu na manhã desta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Os vereadores abordaram os temas que estarão em discussão no próximo encontro, previsto para ser realizado no mês de junho em data a ser divulgada.
Presidente do Parlamento Inter-regional, Fabio Ribeiro (PSD) esclareceu que os 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense representados possuem pleitos comuns para o desenvolvimento regional. Um deles é a mudança para classificação climática dessas regiões para semiárido, projeto que foi aprovado na Câmara dos Deputados.
“Estamos comemorando a aprovação do projeto de Lei, de autoria do então deputado federal Wladimir Garotinho, que muda a classificação climática das nossas duas regiões para semiárido. Isso vai fazer com que o produtor rural possa estar captando empréstimos a 2% ao ano, além de criar também um fundo para essas duas regiões. Então, foi uma primeira vitória do Parlamento Inter-regional”, disse Fabio Ribeiro.
No próximo encontro do Parlamento, outros assuntos importantes devem ser debatidos. “Nós seguimos na luta pela redivisão dos royalties do minério, pela Saúde a nível estadual dos municípios do Noroeste e, ainda, pela equiparação da alíquota das nossas regiões ao ICMS do Espírito Santo e Minas Gerais”, explicou Fabio Ribeiro, ressaltando que a segurança hídrica também estará em pauta.
Participaram da reunião, além de Fabio Ribeiro, o vice-presidente do Parlamento Inter-regional, Sinei Torresmo (presidente da Câmara de Itaperuna); e o segundo secretário, Joel Enfermeiro (presidente da Câmara de Italva).