Representantes da Prefeitura de São João da Barra participaram da visita do secretário de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Indústria e Comércio, Vinícius Farah, às obras da base logística de flexíveis da Aliseo, no Porto do Açu, no último dia 6. Com 80% do trabalho concluído, o empreendimento gerou até o momento 650 empregos diretos nessa fase de construção e mil indiretos. Além do chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, que representou a prefeita Carla Caputi, estavam presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária, Joice Pedra, e o superintendente de Empreendedorismo, Márcio Terra.
Com previsão de entrar em operação nos próximos meses, a Aliseo ocupa uma área de 160 mil metros quadrados, com posição privilegiada na porção norte do território pertencente à OSX, sendo a maior do mundo na atividade. “A Aliseo nasceu no estado do Rio de Janeiro para ser uma empresa de engenharia e logística. Nosso foco é prestar serviços de qualidade, com responsabilidade ambiental e visão de futuro. A presença do secretário Vinicius Farah em nosso canteiro de obras nos deixa muito satisfeitos. Além de transmitir a ele alguns de nossos planos de investimento no estado, tivemos a oportunidade de mostrar o que já estamos fazendo no presente”, disse o diretor da Aliseo, Leandro Cariello.
Farah lembrou que nos últimos 16 anos o estado viveu uma crise política, moral e institucional que afastou investimentos. “Hoje, vivemos uma nova realidade. O governo passou a ser balizador das empresas que querem investir no estado. Aprovamos 27 projetos de incentivo ao desenvolvimento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nos últimos dois anos, o que está fazendo com que a gente volte a ter protagonismo no cenário econômico nacional. Saímos de último para o segundo lugar na geração de empregos no país. Estamos trabalhando em conjunto com diversas secretarias e órgãos para que as demandas das empresas que estão investindo no Rio sejam resolvidas com mais celeridade dentro do governo”, disse o secretário.
Thiago Lemgruber Porto, presidente da OSX Brasil, afirmou que já é notório que o estado voltou a atrair empresas. “Nos últimos dois anos ampliamos as marcas parceiras atuando no espaço da OSX e o novo momento que o estado do Rio atravessa trouxe credibilidade para ajudar a captação de novos investidores para o Super Porto do Açu, como é o caso da Aliseo”.
– Durante a visita do Secretário, pudemos ver de perto o trabalho de construção de mais um grande empreendimento, que reafirma a condição privilegiada de nosso município no contexto industrial nacional e internacional. A geração de mão de obra local desde a fase de construção também merece destaque, sendo fruto de uma série de ações e do diálogo permanente do poder público municipal junto às empresas para a geração de trabalho para os munícipes – destacou o chefe de Gabinete, Alexandre Magno.