Prosseguem as abordagens e atendimento às pessoas em situação de rua

Equipes intensificaram as abordagens de oferecimento de abrigo e entrega de cobertores para este período de temperaturas mais baixas

Foto: Divulgação .

As equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, têm intensificado o trabalho de abordagens às pessoas que vivem em situação de rua, especialmente neste inverno. Nesta semana, as temperaturas têm ficado entre 13 e 18 graus, fazendo com que as noites sejam mais geladas.

Nesta terça-feira (04), as equipes do Centro POP estiveram em rotas já estabelecidas na região central da cidade, como Praça do Santíssimo Salvador, Rodoviária Roberto Silveira, Praça da República, Jardim do Liceu, entre outros. Durante as abordagens, que são feitas diariamente, foram entregues cobertores, mantas, travesseiros e lençóis. A finalidade da abordagem é oferecer abrigo, mas muitas pessoas acabam não aceitando.

“O trabalho nesta semana e nas seguintes será intensificado, porque a gente sabe que o frio vai ser intenso na região. A gente entrega esse material, mas também oferece abrigo. Acontece que a gente não tem como obrigar, as pessoas precisam aceitar”, explicou a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes.

Ao aceitar a ida para um abrigo, o assistido passa a contar com espaço com camas, onde ainda pode realizar refeições e higiene pessoal. O município conta com três acolhimentos municipais (Casa de Passagem, Lar Cidadão e Manoel Cartucho) e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) coofinanciada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.(leia mais abaixo)

 

CAMPANHA DO AGASALHO

A ação, iniciada essa semana, tem como objetivo arrecadar peças de roupas e cobertores para distribuir para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Os que desejam doar podem entregar calça, blusa de frio, touca, meia, além de cobertor. As peças poderão ser doadas em dois endereços: Centro POP, que fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, número 23, no Centro, onde são feitas as triagens das peças por tamanhos e modelos, ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, na Avenida Doutor Silvio Bastos Tavares, número 5, no Parque Leopoldina (de frente para a pracinha da Igreja do Saco). As peças podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos dois locais.

Relacionados