Promoção e Defesa dos Direitos à 3ª Idade: atenção especial em todo município

Objetivo é oferecer atenção integral e alcançar o público em todo município. O governo trabalha para cuidar de pessoas e nada mais justo do que cuidar dos que trabalharam tanto e cuidaram da família e de outras pessoas

Foto: Divulgação .

Com novidades previstas para breve, como o retorno do Baile da Terceira Idade, a reinauguração do Clube da Terceira Idade de Travessão, o novo Centro Dia do Idoso e a criação do Clube da Terceira Idade da Baixada Campista, a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa segue disponibilizando serviços e atendimentos para garantir mais saúde, lazer e qualidade de vida à população com 60 anos de idade ou mais. (leia mais abaixo)

Já são 47 mil usuários cadastrados e, somente no Centro Dia e na Policlínica que funciona no Clube da Terceira Idade de Campos (Parque Tamandaré), de janeiro a julho deste ano foram mais de 15 mil atendimentos entre consultas e exames. (leia mais abaixo)

“O objetivo é oferecer atenção integral e alcançar o público em todo o município. O governo Wladimir Garotinho trabalha para cuidar de pessoas e nada mais importante do que cuidar daqueles que já trabalharam tanto e cuidaram da família e de outras pessoas. Só na Policlínica do Idoso são 14 especialidades médicas. Além disso, são oferecidos serviços que garantem a saúde social, mental e emocional, promovendo a integração em grupo e participação de atividades, por meio de aulas de música e de dança, coral, passeios e muito mais. Nosso objetivo é ver os idosos ativos e felizes”, destacou a subsecretária, Rosilani Tavares.(leia mais abaixo)

POLICLÍNICA – As especialidades incluem geriatria, urologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, cardiologia, pneumologia, angiologia, ortopedia, oftalmologia e odontologia, além de atendimentos socioassistenciais com equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, assistente social e psicóloga. Os idosos passam por consultas, exames e, havendo necessidade, são encaminhados para cirurgia. No local, assim como no Centro Dia, os usuários recebem vacinas do calendário, como a da gripe e outras, como a contra a Covid-19. Nas duas unidades da subsecretaria, foram cerca de 120 mil doses de vacinas aplicadas.(leia mais abaixo)

ATIVIDADES DE INTERAÇÃO

Atividades diversas que funcionam como terapia ocupacional para ativar as funções mentais e as habilidades motoras dos idosos, além de proporcionar momentos produtivos de socialização, são desenvolvidas pela subsecretaria nos clubes e núcleos do órgão.(leia mais abaixo)

“Aulas de inclusão digital, de artesanato, música, dança, coral, educação de jovens e adultos (EJA) e hidroginástica, dentre outras atividades, além dos passeios com ônibus próprio, que conta com ar condicionado e banheiro, são ações desenvolvidas dentro da política de assistência ao idoso. Sempre que possível trazemos novidades e mais atividades. Eles adoram passear e já realizamos mais de 200 viagens. Ainda este ano será retomado o Baile da Terceira Idade, uma das principais solicitações dos idosos, que adoram uma festa e um baile”, contou a subsecretária.(leia mais abaixo)

EQUIPAMENTOS

São sete equipamentos do município funcionando especificamente para atendimentos às pessoas idosas de Campos: Policlínica da Terceira Idade; Clube da Terceira Idade de Campos (Parque Tamandaré); Clube da Terceira Idade de Dores de Macabu; Clube da Terceira Idade de Conselheiro Josino; Colônia de Férias do Farol (funcionando o ano todo); Centro de Fisioterapia da Terceira Idade de Farol e Centro Dia do Idoso.(leia mais abaixo)

“Agora, os idosos vão ganhar um novo Centro Dia, que está passando por reformas e será remodelado. Além disso, o Clube da Terceira Idade de Travessão, que passa por obras, também será reinaugurado em breve e a novidade é que estamos trabalhando para instalação do Clube da Terceira Idade da Baixada Campista. O objetivo é ter equipamentos em várias regiões de Campos, de forma a facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo governo Wladimir Garotinho a todos os idosos do município”, concluiu Rosilani Tavares.

 

Relacionados